(Foto/Divulgação)
Entrega de fitas reagentes e glicosímetros para os pacientes insulinodependentes e gestantes está normalizada, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Em Uberaba, aproximadamente quatro mil pacientes utilizam regularmente o insumo.
A medida ocorre após a Diretoria da Vigilância em Medicamentos e Congêneres do Estado de Minas Gerais publicar termo de desinterdição dos insumos Ok Pro Tiras para Teste de Glicemia. De acordo com o documento, após perícia de contraprova, constatou-se “produto próprio para o consumo, logo, os mesmos não representam risco de agravo à saúde da população”. Sendo assim, tanto as fitas quanto os glicosímetros antes interditados voltam a ser usados normalmente.
No início do mês, usuários insulinodependentes de Uberaba alegaram que estavam em falta as tiras reagentes para aferição de glicemia capilar, insumo fundamental para o controle do diabetes. Em reclamação enviada à Rádio JM, os usuários relataram o drama vivido por diabéticos tipo 1, que dependem diariamente das tiras para monitorar a glicose e evitar riscos à saúde na aplicação da insulina. A falta se dava em virtude da interdição, ocorrida em 16 de julho.
A Prefeitura chegou a realizar processo de dispensa para aquisição de mais de 800 mil tiras para aferição de glicemia. A Empresa Sameh Soluções Hospitalares Ltda. foi declarada vencedora do processo, com a proposta de R$340.200 para a aquisição das tiras reagentes para aferição de glicemia marca Accu Check Active/Roche Diagnóstica. Contudo, a compra de novos glicosímetros foi fracassada devido a valores acima do estimado. De acordo com a Diretoria de Atenção à Saúde, o trâmite terá continuidade, tendo em vista que o município possui também glicosímetros da marca Accu Chek.
A Prefeitura disponibiliza o insumo para pacientes diabéticos, especialmente aqueles que usam insulina, mediante apresentação de documentos e receita médica. A SMS ressaltou que os pacientes também são acompanhados pelo Programa Hiperdia, com o objetivo de melhorar o controle da doença e garantir mais qualidade de vida.