DIGA-ME

MP pede esclarecimentos ao governo de MG sobre escolas cívico-militares

Marconi Lima
Publicado em 20/08/2025 às 21:01
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Após o Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG) paralisar a expansão da “Política Educacional Gestão Compartilhada: Escolas Cívico-Militares”, agora, o Ministério Público Estadual (MPMG) exigiu esclarecimentos do governo de Minas sobre a implantação das escolas cívico-militares na rede estadual de ensino.

De acordo com o jornal O Tempo, de Belo Horizonte, a solicitação foi realizada no último dia 14 e o prazo para respostas é de trinta dias. O ofício foi enviado pela 25ª Promotoria de Justiça da Defesa da Educação de Belo Horizonte à Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica e à Subsecretaria de Articulação Educacional.

O pedido feito pelo MPMG ocorre após a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) recomendar à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) a interrupção imediata do Programa de Escolas Cívico-Militares no estado. A decisão considerou “uma série de vícios de legalidade e inconstitucionalidade no modelo de gestão escolar híbrida proposto pelo Estado, que prevê a atuação de militares em funções pedagógicas e administrativas nas escolas públicas”.

Em julho, o governo de Minas iniciou o processo de consulta com 728 escolas da rede para a ampliação do modelo. O processo, no entanto, foi suspenso pela SEE/MG. A reportagem apurou que a decisão foi tomada após 70% das escolas que já haviam realizado o processo optarem por não aderir ao modelo — número que não foi confirmado pela pasta.

Em Minas, a implementação da Política Educacional de Gestão Compartilhada das Escolas Cívico-Militares (Ecim) teve início em janeiro do ano passado, com a parceria entre o Estado e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), a partir do ano letivo de 2024.

As instituições de ensino estaduais que integravam o extinto Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) foram mantidas por meio de um novo modelo de gestão compartilhada.

As nove escolas do Ecim em Minas estão distribuídas nas regiões da capital e Região Metropolitana, Sul, Campo das Vertentes e Zona da Mata Mineira, abrangendo cerca de 5,9 mil matrículas da rede estadual de ensino.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por