BOM ÍNDICE

Infestação do Aedes não passou de 2,8% nos 20 bairros pesquisados

Marconi Lima
Publicado em 20/08/2025 às 20:15
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

O terceiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2025 apontou que os bairros com maiores níveis de infestação do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e da febre amarela chegaram a 2,8% dos domicílios com foco do inseto.

O levantamento aponta que, em agosto, nenhum estrato apresenta número acima de 4%, considerado de alto risco para epidemia, sendo o maior Índice de Infestação Predial (IIP) encontrado de 2,8%. Além disso, nove dos vinte estratos apresentam IIPs menores do que 1%, enquanto no último levantamento apenas um estrato se encontrava nesta situação.

De acordo com o resultado apurado, as regiões com maiores índices, que apresentaram 2,8% de infestação, são o Amoroso Costa, Cássio Rezende, Flamboyant 1, 2 e 3, Jardim Baronesa, Jardim Belo Horizonte, Jardim Manhattan, Parque do Mirante, Parque São José, Residencial Estados Unidos 1 e 2, Tita Rezende, Boa Vista, Estados Unidos, Frei Eugênio, Guanabara, Anatê, Filinha Mendes, Jardim Califórnia, José Barbosa, Maringá, Nossa Senhora de Lourdes, Parque dos Buritis, Residencial Damha Fit e Residencial 2000.

Os bairros Antônia Cândida, Maria da Glória, Jardim Indianópolis, Maria Oliveira, Jardim Primavera, Portal do Sol, Jardim Triângulo, Uberaba I, Josa Bernardino e Vanice Andrade tiveram índice 0%.

O índice médio apurado em todo o município foi de 1,2%. O número é bem próximo do que foi apurado no mesmo período do ano passado, quando foi registrado 1,28%. É maior que o apurado em agosto de 2023, com 0,94%.

Os dados foram apurados pela Diretoria de Vigilância em Saúde. Os principais locais dos focos continuam sendo dentro das residências, em pequenos reservatórios móveis, como vasos de plantas, bebedouros de animais, depósitos de água, lixo, entulho e outros materiais inservíveis e, portanto, passíveis de descarte.

O último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aponta que Uberaba tem 4.713 casos confirmados de dengue, com 22.471 suspeitos e 19 mortes em decorrência de complicações causadas pela doença. Existe ainda um óbito que está sob investigação.

Já segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em Uberaba foram confirmados 18 casos de febre chikungunya, outros 31 estão sob investigação e há também uma morte sendo investigada. Não há casos de zika vírus.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por