A Associação do Distrito Industrial de Uberaba (Adiub) inaugurou, nesta semana, o sistema de monitoramento inteligente instalado no Distrito Industrial 3. A cerimônia ocorreu no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (Ceta/Codau) e contou com a presença de empresários, autoridades e representantes das forças de segurança.
O sistema foi implantado com o objetivo de ampliar a segurança e melhorar a inteligência de tráfego no Distrito Industrial 3, área que concentra diversas empresas e grande fluxo de veículos.
Os detalhes técnicos do sistema foram apresentados pelo empresário Guilherme Rezende, responsável pela implantação. Segundo ele, a tecnologia vai além do simples registro de imagens. “O sistema implementado no DI-3 compreende recursos de última geração: além de filmar e armazenar, ele tem um poderoso sistema que permite identificar veículos a partir de placa, cor, modelo ou mesmo detalhes, sendo uma ferramenta completa para segurança e para inteligência de tráfego”, explicou.
O comandante da 5ªRPM, coronel Rodrigo Wolf Luz, ressaltou a importância da integração entre o setor privado e as forças de segurança. “Hoje a Polícia Militar tem olhos em todo lugar. Falar em tecnologia e inteligência dentro da PM é o que há, pois, para superar os limites físicos, tivemos que nos reinventar”, afirmou.
A prefeita Elisa Araújo também comentou a implantação do sistema e destacou o papel do associativismo. “Eu vejo com muito bons olhos esse sistema implantado, porque ele vai trazer mais segurança para aquele espaço, e segurança não é um detalhe. Quero dizer que acredito no associativismo”, declarou.