CALMA

Elisa ainda não cogita decretar emergência por causa da dengue

Para a chefe do Executivo, os índices ainda não justificam a medida, mas ela reforça que as ações da força-tarefa vão continuar; no Residencial 2000, foram retiradas 65 toneladas de entulho no sábado

Gisele Barcelos
Publicado em 05/02/2024 às 21:44Atualizado em 06/02/2024 às 07:29
Compartilhar

Durante entrevista coletiva ontem, a prefeita apresentou números da primeira ação da força-tarefa e disse estar atuando junto ao Estado para a liberação do Fumacê (Foto/Divulgação PMU)

Prefeitura ainda não cogita decretar situação de emergência em Uberaba por causa da dengue. A informação é da chefe do Executivo, Elisa Araújo (SDD), argumentando que providências estão sendo adotadas para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti e conter o índice de proliferação na cidade.

Segundo a prefeita, o quadro epidemiológico atual do município não indica a necessidade de decretar situação emergencial no momento. “Por enquanto, nossos índices não são passíveis de decreto de emergência. A gente quer manter os índices dessa forma para menor, mas é uma força-tarefa da população junto com a Prefeitura”, declarou.

A chefe do Executivo salientou que a utilização dos fumacês é uma das ações para evitar o avanço dos índices de proliferação do mosquito e da doença. De acordo com ela, um pleito já está sendo feito ao Estado para liberar os veículos de forma rápida para atender o município. “Estamos trabalhando pela autorização do Estado para que a gente já utilize de imediato [o fumacê], antes mesmo de chegar a índices alarmantes. Estamos negociando porque queremos evitar que o município tenha que fazer um decreto de calamidade”, manifestou.

Em paralelo, Elisa ponderou que a força-tarefa de combate à dengue já está com cronograma definido para atuação em fevereiro, março e abril. O trabalho conta com mais de 60 agentes de combate às endemias, cinco caminhões cata-treco e uma patrola. A ação inclui mutirão de limpeza, visita domiciliar e distribuição de material orientativo.

Na primeira ação realizada no fim de semana, foram visitados 1.874 imóveis na região do Residencial 2000 e mais de 65 mil quilos de material inservível foram recolhidos. Equipes de combate às endemias e Codau continuam no bairro até hoje. A próxima ação será dia 24 de fevereiro no bairro Vila Olímpica. No dia 23 de março, o trabalho será no Abadia, e ainda no mês de abril (dias 13, 20 e 27), com locais a serem definidos.

Em paralelo, a Prefeitura também lançou um site com informações sobre prevenção à dengue, programação de limpeza e o número do disque-dengue. Um material também foi desenvolvido pela Secretaria de Educação para ser distribuído aos alunos e orientar a família sobre os cuidados em casa para evitar os criadouros do Aedes aegypti.

Na assistência médica, a secretária de Saúde destacou que os profissionais da rede municipal já passaram por capacitação e o Município está preparado em caso de alta nas notificações doença. Todas as unidades de saúde também já estão prontas para receber pacientes com suspeita da doença.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por