Governador afirmou que Estado tem muita dificuldade para fechar as contas e que ele não será irresponsável e fará apenas o que a Lei de Responsabilidade Fiscal permite
Romeu Zema, governador de Minas Gerais (Foto/Gil Leonardi/Estado de MG)
O governador Romeu Zema (Novo) afirmou na manhã desta segunda-feira (5/6), durante evento que marca a Semana do Meio Ambiente 2023, no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, que não será irresponsável e que caberá à Secretaria de Estado de Fazenda avaliar quais serão os reajustes possíveis para os servidores públicos de Minas.
“Nossa Secretaria de Fazenda vai mostrar dados se poderemos ou não dar outros reajustes, então tudo vai depender da lei de responsabilidade fiscal. Eu sou um governador que segue a lei, eu vou fazer o que a lei fala. Hoje nós temos muita dificuldade para fechar as contas e a lei está muito clara: você não pode comprometer um percentual da sua receita corrente líquida com pessoal. Então nós vamos manter o estado ao quadrado, eu não serei um governador irresponsável, gastando acima do que a lei permite”, afirmou Zema.
Desde as primeiras horas desta segunda-feira (5), servidores da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) entraram em greve reinvindicando a revogação da resolução da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag), que tira o direto de redução da carga horária para pais e mães de crianças com deficiência sem ônus salarial. Às 10h, uma audiência está prevista para acontecer na Assembleia Legislativa de Minas Gerais com servidores da Segurança Pública, que pedem reajuste salarial de 35,54%.
Semana do Meio Ambiente
O combate aos crimes ambientais em Minas Gerais ganharam reforço em equipamentos e programas de fiscalização neste ano. Ao todo, o Estado passa a contar com 20 viaturas da Polícia Militar de Meio Ambiente e 15 drones a mais que serão distribuídos em todo território mineiro.
A entrega marca a abertura da Semana do Meio Ambiente 2023 que reuniu o governador Romeu Zema (Novo), a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Marília Melo, além de representantes do Ministério Público, do Corpo de Bombeiros, PMMG e de prefeituras.
Fonte: O Tempo