O subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, Lucas Mendes, visitou o Centro de Inovação de Uberaba, nessa sexta-feira (7), e se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Celso Neto; com a gerente do Parque Tecnológico, Núbia Ferreira; com o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub), Paulo Fernando Ventura, e com o reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Marcelo Ponciano da Silva. A visita teve como objetivo a apresentação e análise do Pacote de Empreendedorismo Tecnológico para Universidades e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs).
O Parque Tecnológico de Uberaba é um dos nove de Minas Gerais e o subsecretário de Estado enalteceu o trabalho do local quanto ao Projeto Empreendedorismo Jovem e reforçou a importância de captar novos cientistas na área de tecnologia e inovação.
“O Parque Tecnológico de Uberaba é um dos mais relevantes que nós temos no estado e, especificamente nessa visita, a gente pode apresentar um pouco do que a gente tem chamado de Pacote de Empreendedorismo Tecnológico, em que uma das nossas chamadas, que é o Cientista Empreendedor, o próprio parque tecnológico, pode participar, captando mais cientistas e mestres, mestrandos, doutores e doutorandos que vão povoar essa maravilhosa infraestrutura, garantindo mais emprego, mais renda e mais desenvolvimento para Uberaba, para a região e para Minas Gerais”, explicou Lucas Mendes.
Na ocasião, o titular da Sedec apresentou um panorama do parque para o subsecretário de Ciência e Tecnologia e de como as ações do Centro de Inovação têm contribuído para atrair mais empresas para Uberaba.
“O Estado abre caminhos para que a gente possa percorrer as vias de financiamento disponibilizadas em Minas Gerais, para que essa integração aconteça cada vez mais, propiciando um ambiente de negócio mais inovador e mais próspero para o empreendedor que está aqui na cidade de Uberaba”, ressaltou Celso Neto.
O presidente da Codiub reforçou a importância dessa integração com o governo do Estado. “É extremamente importante para seguirmos nessa jornada de tecnologia, visando maior dinamismo, maior execução e maiores entregas reais na área de inovação”, pontuou Paulo Fernando.
Para a gerente do Parque Tecnológico, a reunião também foi uma oportunidade para esclarecimentos e orientações a respeito da escrita dos editais, com o objetivo de atrair startups e Centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para Minas Gerais. “O Parque Tecnológico e o município ganham muito com isso e a gente quer mais é trazer desenvolvimento e inovação para nossa cidade”, concluiu Núbia Ferreira.