Com quatro empresas disputando, a Terrasa Engenharia apresentou proposta com desconto de quase 20% em relação ao valor estimado no edital
Perspectiva da revitalização da rua Arthur Machado, que vai ganhar calçadas mais largas, novo piso e sinalização especial. (Foto/Divulgação)
A empresa Terrasa Engenharia Ltda., de Belo Horizonte, apresentou a melhor proposta na Concorrência 001/2026 para a revitalização da rua Arthur Machado, em Uberaba. Segundo a prefeita Elisa Araújo (PSD), a primeira fase da licitação foi concluída e, se a documentação da empresa for aprovada, as obras devem começar já em março, com expectativa de conclusão até o Natal de 2026.
O valor estimado para a contratação era de R$ 4.696.735,72, mas a primeira colocada no certame apresentou proposta de R$ 3.758.800, o que representa desconto de 19,97% em relação ao teto previsto no edital.
O processo segue agora para análise da proposta e da documentação de habilitação. O edital prevê que a empresa realize as obras de revitalização da rua Arthur Machado, além da implantação de áreas verdes na avenida Doutor Fidélis Reis, na região central da cidade.
Nas redes sociais, Elisa Araújo destacou a conclusão da etapa inicial da concorrência e reforçou o cronograma previsto. “Concluímos hoje a primeira fase da licitação para a revitalização da rua Arthur Machado. Agora nós vamos analisar a documentação da empresa que ficou em primeiro lugar e, se tudo tiver certo, as obras já começam agora em março”, afirmou.
A prefeita também ressaltou a expectativa de impacto no comércio local. “A nossa expectativa é que já no Natal a gente tenha um Centro renovado para receber toda a população”, disse.
A revitalização integra o programa “Desenvolve Uberaba” e prevê uma série de intervenções voltadas à requalificação do Centro. De acordo com a coordenadora da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP), Érika Cunha, o projeto contempla medidas para garantir acessibilidade universal, implantação de áreas de convivência com mobiliário urbano e paisagismo, piso intertravado, alargamento de calçadas, nova sinalização e sistema de microdrenagem.
Na avenida Doutor Fidélis Reis, o projeto inclui a criação de áreas verdes e a revitalização da ciclofaixa. “A previsão é de que as obras tenham início em março, contribuindo para a requalificação do Centro e o fortalecimento da atividade comercial na região. A data foi escolhida para que no Natal o comércio tenha um novo espaço de convivência para a população”, destacou a coordenadora.
O certame foi conduzido pela Superintendência de Planejamento e Compras Governamentais, vinculada à Secretaria de Administração (SAD), em atendimento à Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb).
Ao todo, quatro empresas participaram da disputa: Terrasa Engenharia Ltda., Construtora Planner Engenharia, Matriz Engenharia e Construções Ltda. e Quatro Construções MCGF Ltda.
De acordo com a Secretaria de Planejamento, agora, a Administração Municipal irá analisar a conformidade da proposta com o objeto licitado, a compatibilidade dos preços apresentados e a documentação exigida para habilitação. Caso a empresa seja declarada vencedora e não haja interposição de recursos, o processo será adjudicado e posteriormente homologado.