(FotoDivulgação)
A EDAP – Engenharia Diagnóstica, Patologia das Construções e Perícias, deve entregar nesta semana à Prefeitura de Uberaba o resultado do escaneamento subterrâneo da rua Arthur Machado, no Centro.
O escaneamento foi realizado por georradar, tecnologia que utiliza ondas eletromagnéticas de alta frequência para mapear redes e estruturas do subsolo, identificando tubulações, cabos e outros elementos, sem a necessidade de escavações.
De acordo com a assessora de Captação e Parcerias da Prefeitura de Uberaba e coordenadora do programa, Érika Cunha, o relatório do escaneamento servirá de subsídio técnico para a contratação da empresa responsável pela obra de revitalização da Arthur Machado.
“Entre as obras estruturantes do Desenvolve Uberaba, a revitalização da rua Arthur Machado será a primeira a ser executada, com publicação da licitação ainda neste ano”, afirmou.
Conforme a Prefeitura, não há registros atualizados sobre as redes existentes na rua Arthur Machado. O objetivo com o escaneamento é prevenir intercorrências durante a revitalização da Arthur Machado e garantir mais agilidade na execução do serviço.
A revitalização da área central integra o programa Desenvolve Uberaba, que prevê investimentos em segurança hídrica, saneamento, mobilidade urbana e preservação ambiental. Entre as obras estão novas estações de tratamento de água e esgoto, requalificação de vias de acesso, reforma de parques urbanos e implantação de estrutura cicloviária.
O programa conta com financiamento internacional de US$72 milhões, com destaque para a obra de captação de água no rio Grande.
A obra abrangerá remodelação da calçada, recapeamento, instalação de novo mobiliário, melhoria na iluminação pública, arborização e outras intervenções para incentivo do comércio local. Paralelamente, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) fará a modernização das redes de abastecimento de água e esgoto.