Apesar de aceitar a proposta financeira, categoria deve parar novamente na segunda-feira para cobrar a redução do horário de almoço de quatro para duas horas
Foto/Luiz Henrique Cruvinel
Motoristas do Transporte Coletivo Urbano decidiram aceitar a proposta de reajuste de 11% em três parcelas, mas querem rever intervalo de almoço
Após nova rodada de negociação ontem, motoristas de ônibus decidiram suspender greve neste fim de semana e garantiram operação normal do transporte coletivo para o primeiro turno das eleições. No entanto, a paralisação será retomada a partir de segunda-feira (3 de outubro).
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo de Uberaba (Sintracol), Roberto Alexandre Vieira, informou que as concessionárias apresentaram proposta de reajuste salarial de 11%, fracionado em três parcelas: 5% em novembro, 3% em fevereiro e 3% em abril.
Segundo o líder sindical, a categoria aceitou o índice e, também, o parcelamento, mas ainda não houve acordo quanto à demanda referente ao intervalo de trabalho. Por isso, o movimento paredista apenas será suspenso temporariamente. “Vamos manter o compromisso em respeito à democracia e garantir a normalidade do serviço do transporte coletivo no sábado e no domingo, mas na segunda vamos parar novamente”, posicionou.
Segundo o líder sindicalista, hoje os trabalhadores entram em serviço por volta das 4h da manhã e têm um intervalo de quatro horas no meio do dia para almoço. Com isso, os motoristas encerram o expediente somente à noite e depois precisam retornar ao trabalho na madrugada do dia seguinte. A reivindicação é que o intervalo seja reduzido para duas horas para finalizarem a jornada mais cedo e terem um horário de descanso maior no período noturno.
A expectativa do presidente do Sintracol é que uma nova rodada de negociações seja realizada na segunda-feira com as empresas de transporte coletivo para discutir novamente a situação do intervalo. “Estamos abertos ao diálogo e vamos aguardar que as concessionárias nos chamem para voltar a discutir a situação do intervalo”, disse.
Transporte coletivo será gratuito no dia 2 de outubro
O transporte coletivo de Uberaba será gratuito no dia 2 de outubro de 2022. Todo o sistema de transporte coletivo gratuito, das 6h às 19h. Caso tenha 2º turno das eleições majoritárias, previsto para o dia 30 de outubro, a isenção também será concedida.
A ação do executivo será publicada, nesta sexta-feira (30), em decreto que estabelece a isenção do pagamento de tarifa do transporte coletivo no dia da eleição.
A isenção foi acordada com a prefeita Elisa Araújo e com as empresas concessionárias. Segundo a prefeita, o posicionamento do executivo fomenta o exercício da cidadania. “Domingo é o dia da eleição, e precisamos possibilitar que a população possa exercer a cidadania, se deslocando até os pontos de votação, com tranquilidade e sem custo, para colaborar com a democracia do País”, declarou a prefeita.