Em implantação desde o ano passado, projeto do governo de Minas reduz o tempo de solicitação e aplicação de imunobiológicos para pessoas de condições clínicas especiais, de seis meses a um mês. Uberaba é uma das cidades contempladas pela iniciativa.
Para agilizar o acesso, foi criado um novo formulário eletrônico para o encaminhamento dos pedidos. Além de reduzir significativamente o tempo de solicitação e aplicação, a iniciativa tornou o processo mais transparente e possibilitou uma melhor gestão de dados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
A primeira implementação do formulário eletrônico foi realizada em fevereiro de 2024 na macrorregião Oeste de Saúde, com sede em Divinópolis. Em seguida, chegou a outras seis macrorregiões do estado: Belo Horizonte, Barbacena, Ipatinga, Juiz de Fora, Uberlândia e Uberaba. A expectativa é que o sistema seja expandido para todas as demais macrorregiões no primeiro semestre de 2025.
Antes do novo formulário, os pedidos de imunobiológicos eram feitos por meio de fichas, enviadas por uma das 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) do Estado, solicitadas previamente pelas secretarias municipais de Saúde. Esses pedidos eram encaminhados via e-mail ou fisicamente, passando por várias instâncias e setores, e seguindo uma média de 22 etapas.
O formulário eletrônico reúne todas as informações necessárias em uma ficha de solicitação direto no sistema e os municípios solicitam os imunobiológicos diretamente para os avaliadores. Isso dá mais agilidade ao processo de requisição, que não passa por outros setores e agora conta com apenas cinco passos.
Os imunobiológicos são produtos especiais e de alta tecnologia, recomendados para pacientes de condições clínicas específicas, como imunodeprimidos, pacientes oncológicos, transplantados, com cardiopatias e hepatopatias crônicas, doenças neurológicas crônicas incapacitantes, trissomias, diabetes, entre outras.