POLÍTICA

Ex-deputado vai à Justiça por vaga na Assembleia Legislativa de Minas

Deve desaguar na Justiça a posse do suplente Juninho Araújo (PTB) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na vaga de Wander Borges

Renata Gomide
Publicado em 04/02/2011 às 23:30Atualizado em 20/12/2022 às 01:51
Compartilhar

Deve desaguar na Justiça a posse do suplente Juninho Araújo (PTB) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na vaga do deputado estadual licenciado Wander Borges (PSB), atual secretário de Estado de Desenvolvimento Social. O ex-deputado Romeu Queiroz que tinha como certo que seria empossado no lugar do correligionário, ficou de fora da relação dos convocados, porque a ALMG chamou os primeiros suplentes da coligação e não os dos partidos.

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, Romeu Queiroz disse que vai à Justiça para garantir sua posse na Casa, que presidiu por duas vezes e onde já cumpriu três mandatos. Ele também é ex-deputado federal por três legislaturas. O pessebista diz que está tudo pronto para sua defesa ingressar hoje com mandado de segurança, baseado nos entendimentos do Supremo Tribunal Federal de que as vagas são dos partidos e não das coligações e também porque em janeiro, a então Mesa Diretora da Assembleia convocou os suplentes com base na súmula do STF.

Para ele, o critério agora utilizado pela ALMG demonstra incoerência. Wander Borges, que é secretário de organização da Executiva Provisória do PSB Minas Gerais, diz que foi uma surpresa para todos quando o Legislativo fez as convocações seguindo o critério do primeiro suplente da coligação. “Tinhamos claro que a Mesa ia chamar os suplentes dos partidos”, desabafou, também em entrevista exclusiva ao JM.

A posição de Queiroz é apenas um sinal do que deve vir por aí, diante a falta de uma regra clara que norteie o processo eleitoral no país e o que se segue a ele. Como bem colocou o juiz aposentado e advogado atuante, Bartolomeu da Silva, as eleições no Brasil são baseadas em resoluções que mudam a cada pleito e a falta de um código que defina as regras eleitorais geram esses casos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por