A questão da falta de profissionais da limpeza nas escolas foi levada a plenário do Legislativo nessa terça-feira pela vereadora Rochelle Gutierrez (Foto/Rodrigo Garcia/CMU)
Falta de profissionais de limpeza em escolas da rede municipal volta a ser alvo de reclamações na Câmara Municipal. O problema foi denunciado no ano passado e as queixas reduziram após a realização de processo seletivo para preencher o quadro de pessoal, mas ressurgiram agora.
Em requerimento aprovado na sessão de ontem, a vereadora Rochelle Gutierrez (PDT) cobrou posicionamento da Administração Municipal sobre a situação e requer informações sobre as medidas tomadas para resolver o déficit, além da apresentação de um planejamento para chamar mais profissionais de limpeza para suprir a demanda da rede municipal.
No documento, a parlamentar ainda solicitou levantamento sobre a quantidade de profissionais de limpeza na rede, o número por escola e também o déficit por unidade escolar.
Ao citar as reclamações em plenário, Rochelle salientou que a falta de profissionais de limpeza nas escolas municipais é um problema recorrente e ponderou que situações como doença e aposentadoria resultam em lacunas no quadro de pessoal. “Não é problema inédito deste ano. Isso se arrasta há muito tempo”, destacou.
No entanto, a parlamentar argumentou que é necessário buscar um caminho para sanar a questão de forma mais eficiente. “Precisamos imediatamente de uma solução efetiva e tem que ser mais profunda do que fazer algum outro processo seletivo, porque, até concluir e chamar os aprovados, as escolas estão sem limpeza. Já presenciei diretores e coordenadores limpando escola. É ruim porque prejudica o processo pedagógico”, salientou.
O Legislativo também cobrou esclarecimentos da Prefeitura sobre as medidas adotadas para assegurar a limpeza das unidades escolares no início do ano passado. Na época, a Prefeitura confirmou déficit de trabalhadores braçais para o atendimento da rede municipal de ensino e abriu processo seletivo para suprir a demanda das unidades de ensino.