CENÁRIOS OPOSTOS

Fila de consultas cai 8%, mas para os exames cresce 26% no quadrimestre

Gisele Barcelos
Publicado em 27/02/2025 às 22:36
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

Número de pacientes à espera de consultas com especialistas caiu 8% no fim do ano passado, porém, a fila de pessoas aguardando a marcação de exames saltou 26% no mesmo período. Os dados foram apresentados em audiência pública realizada ontem na Câmara Municipal.

Conforme o relatório da Secretaria Municipal de Saúde, 33.726 pessoas estavam aguardando por exames entre maio e agosto de 2024. A fila saltou para um total 45.299 pessoas no último quadrimestre do ano passado.

De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Eunice Cristina Peres Simões, o aumento foi puxado por exames de patologia clínica. A fila era de 790 pacientes no segundo quadrimestre de 2024 e pulou para 10.000 pessoas no fim do ano passado. “Os exames de patologia clínica estão passando por reestruturação contratual. Isso acabou aumentando os números, mas a situação estará em breve regularizada”, declarou.

Conforme as informações da pasta, medidas estão sendo adotadas para otimização do atendimento e a previsão é que a fila dos procedimentos de Patologia Clínica seja normalizada em aproximadamente seis meses.

Também houve crescimento expressivo na quantidade de usuários à espera por exames de ultrassom. O número era de 19.382 pessoas e chegou a 21.100 pacientes no fim do ano passado.

A secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, salientou que mutirões estão sendo organizados para suprir a demanda. “Estamos trabalhando com mutirões junto aos prestadores para trazer celeridade à fila eletrônica, assim como em estratégias para ampliar o número de vagas. Alguns exames já estão com rápido agendamento, sendo eles Holter, Mamografia e Raio X, que estão sendo agendados dentro da mesma semana de entrada na fila”, disse.

Em relação às consultas, 34.670 pessoas estavam esperando por atendimento com médicos especialistas no segundo quadrimestre do ano passado. O número caiu para 31.973 no período de setembro a dezembro de 2024.

De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Eunice Cristina Peres Simões, a ginecologia geral foi a especialidade com melhor desempenho no período, pois a fila caiu de 1.492 pessoas para 58 pacientes aguardando a marcação de consultas no fim do ano passado.

Em outras áreas como gastroenterologia, dermatologia, neurologia e oftamologia também houve redução da demanda reprimida, mas o total de pessoas à espera de atendimento ainda segue alto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por