As polícias Federal, Militar e Penal divulgaram posicionamento conjunto sobre as declarações da Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU) em relação à exposição de armas no evento ‘Tempo de Brincar - 2ª Edição’, que reverberou nacionalmente.
A nota, enviada à imprensa na noite desta quinta-feira (13), afirma que as instituições não receberam nenhuma recomendação, solicitação ou determinação por parte da PMU relacionada à proibição de expor armas ou outros equipamentos usados pelas forças de segurança.
Leia mais: Polícias Militar e Penal expõem armas e bombas em evento de Dia das Crianças da Prefeitura
Ainda, as corporações alegam que, a princípio, o evento idealizado pelas forças de segurança pública seria realizado no dia 11 de outubro na Praça Governador Magalhães Pinto. “No entanto, em razão da previsão de um evento da mesma natureza, previamente programado pela prefeitura na Praça da Mogiana, a PMU nos solicitou a realização do evento no dia 12 de outubro, juntamente com a festividade do Dia das Crianças; o que foi aceito em comum acordo por todos”, afirma a nota.
De acordo com as forças de segurança, foi solicitado, por parte do representante da PMU, que cada entidade detalhasse, de forma prévia, o que seria exposto para fins de planejamento sobre a organização do espaço, sendo relatado por cada uma das corporações a exposição de armamentos, equipamentos e diversos outros recursos, não havendo, por parte da prefeitura de Uberaba, nenhum posicionamento contrário ou restritivo.
“Por fim, salientamos que, como instituições de Estado, o nosso objetivo em participar do evento foi única e exclusivamente de potencializar a aproximação e interação com a comunidade e ainda que, como entidades que prezam pela transparência de suas ações, estaremos à disposição para prestar as informações requeridas pelo Ministério Público”, finaliza a nota.
Leia mais: Prefeita atribui momento político à reação negativa por exibição de armas no Dia das Crianças