Segurança Pública foi tema central do 2° Fórum das Associações de Bairro e Lideranças Comunitárias de Uberaba. O encontro, realizado no fim de semana, contou com a presença maciça das lideranças e associações, bem como representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Uberaba, Polícia Civil e Militar, além da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Discussão sobre a integração entre governos, associações de bairro e lideranças comunitárias abriu o encontro ontem. O tema foi apresentado pela secretária de Desenvolvimento Social, Maria Thereza Rodrigues da Cunha. Ela explicou que não há como o Poder Público trabalhar separado das lideranças. “A grande tônica das políticas públicas hoje é o envolvimento, tanto da sociedade civil organizada como do usuário, para que trabalhem junto com o governo não só nas definições da política, como na implementação”, salientou.
A segurança pública e a participação comunitária também foram debatidas pelos presentes. O delegado Paulo Delladona disse que o processo de integração entre as polícias, criado em 2005, já era uma realidade em Uberaba desde os tempos em que existia apenas a Cadeia Pública. Ele acrescentou que o processo de integração tem que ser ampliado, “precisa efetivar a Polícia Comunitária”, destacou Delladona.
Para o idealizador do fórum, presidente da Associação de Moradores do bairro Morada do Sol, Antônio Eustáquio Pereira, a participação das lideranças atingiu a expectativa e a discussão será ampliada com a realização de outro encontro do mesmo nível, previsto ainda para este ano. “Assim que fizermos a avaliação deste encontro em conjunto, vamos começar a discutir a montagem de outro momento, ainda em torno da segurança pública”, finalizou.