Término da duplicação da BR-262 e implantação do gasoduto para atender ao Triângulo Mineiro estão entre as 16 reivindicações que constam na carta elaborada pelos prefeitos de Minas Gerais para ser entregue aos dois candidatos à Presidência da República.
Na carta, a retomada e conclusão da duplicação da BR-262 está em uma lista com outras 12 rodovias no Estado. Já a viabilização do gasoduto do Triângulo Mineiro foi relacionada juntamente com obras para a implantação de dutos para as regiões central, centro-oeste e leste de Minas Gerais.
As duas obras são demandas antigas do Triângulo Mineiro. A duplicação da rodovia que liga Uberaba a Belo Horizonte teve início em 2014, mas está parada desde 2016. Já a implantação do gasoduto vem sendo discutida desde a gestão do ex-governador Aécio Neves (PSDB) e até hoje não avançou.
A carta formatada pelos gestores municipais solicita ainda aos presidenciáveis, a revisão da Lei Kandir, adicional do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), investimentos em segurança hídrica, compensação financeira para a exploração da silvicultura (royalties da silvicultura), compensação financeira por perdas tributárias, e mais autonomia financeira e administrativa aos municípios.
O documento foi entregue ao presidente Jair Bolsonaro (PL), durante visita a Belo Horizonte na semana passada. O encontro foi organizado pela campanha do PL. A Associação Mineira dos Municípios (AMM) agora aguarda contato oficial da campanha do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, para formalizar a entrega da carta ao candidato.