“A chegada do gás é considerada um passo importante no sentido de viabilizar novos investimentos para o município”. A afirmação é do o prefeito Anderson Adauto (PMDB), garantindo que até o final de 2012 pretende trabalhar novos projetos em decorrência da chegada do gasoduto – que contará com recursos da ordem de R$ 500 milhões. “Estou assumindo com a comunidade uberabense este compromisso. Quero deixar, pelos menos, dez projetos que dependem do gás já acertados”, ressalta.
Ele confirma a discussão em torno da implantação da fábrica de cimento utilizando tecnologia chinesa. Ainda esta semana, ele tratou do assunto com o embaixador da China, Qiu Xiaoqi. AA esclarece que existe um grupo empresarial disposto a trazer este investimento para o município lembrando que irá a China junto com o secretário Carlos Assis, para dar andamento nas negociações. A viagem também terá o objetivo de conhecer as cidades que cresceram com a chegada do gás. “Temos a obrigação de conhecer estes aglomerados que foram beneficiados com o gás”, explica.
Outra proposta é a termelétrica movida a gás, cujo projeto já existe na Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig). A questão foi tema de encontro dele com o presidente do órgão, Fuad Norman, sexta-feira passada, em Belo Horizonte.
Ele também destaca a possibilidade de utilização do gás para a agricultura, principalmente para a secagem dos grãos e para as indústrias de ladrilho. “O gasoduto é um carteado rico que começa a desenvolver novas ramificações”, finaliza.
Posicionamento – A confirmação do gasoduto no município também motivou declarações por parte do deputado federal, Marcos Montes (DEM). Segundo ele, o trabalho em torno da instalação do projeto não é nova, mas de muitos anos inclusive tema de várias reuniões, da qual participou quando ainda era prefeito, com o Governo do Estado.
Ainda segundo o parlamentar, o anúncio da obra se deu diretamente pelo então governado Aécio Neves (PSDB) e do vice, na época, Antônio Augusto Anastasia, no dia 12 de março de 2010, na ocasião da cerimônia de entrega da Comenda da Paz Chico Xavier, em Uberaba.