(Foto/Divulgação)
Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec) está em São Paulo, onde participa, nesta quinta-feira (21), do Salão Nacional do Turismo. A Sedec estará representando o Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes, numa área destinada à exposição de todos os geoparques do Brasil.
Antes da viagem a São Paulo, a equipe da Sedec participou do 8º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Com o tema “Cultura, Turismo e Desenvolvimento Territorial”, a programação teve início na Sala Minas Gerais e seguiu no Expominas, dentro da Feira Travel Next, reunindo autoridades, gestores e especialistas para debater políticas públicas e trocar experiências que apontam caminhos para o futuro dos dois setores.
Durante o encontro, um dos principais temas debatidos foi o fortalecimento das Instâncias de Governança Regionais (IGRs), os circuitos turísticos que estruturam e organizam o setor em Minas Gerais. Atualmente, o Estado conta com 48 IGRs, entre elas o Circuito Rota do Triângulo, que reúne 30 municípios.
Também no encontro, a secretária adjunta de Comunicação do Estado, Bárbara Botega, anunciou o investimento de R$4,8 milhões, destinado às Instâncias de Governança Regional (IGRs) por meio de parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).
O evento destacou a força da cultura e do turismo como motores do desenvolvimento econômico, com foco na geração de emprego, renda, inovação e valorização da identidade mineira.
Representando a Sedec, estiveram presentes o secretário adjunto Alexandre Cury e a diretora de Turismo, Maria Aparecida Basílio. Também integrou a comitiva Márcia Otaviano e Luana Rodrigues de Araújo, representando a Fundação Cultural de Uberaba.
Para Alexandre Cury, a participação foi uma oportunidade de reforçar a importância da regionalização do turismo. “O fortalecimento dos circuitos turísticos é fundamental para que cada região desenvolva suas potencialidades de forma integrada e sustentável”, destacou.
Maria Aparecida Basílio ressaltou o papel do Triângulo Mineiro nesse processo. “Foi uma oportunidade valiosa para reforçar a relevância da Rota do Triângulo, da qual participam municípios como Uberaba, Iturama, Sacramento e Conceição das Alagoas. Trabalhar o turismo regionalizado é investir em identidade, oportunidades e desenvolvimento econômico para toda a região”, afirmou.