Danilson de Freitas Souza substituirá o GCM Marcelo Santos, que está à frente da corporação desde 2023 (Foto/Lílian Veronezi/PMU)
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) anunciou a troca no comando da Guarda Civil Municipal (GCM) de Uberaba. A gestão da corporação passará a ser conduzida pelo GCM Danilson de Freitas Souza a partir do dia 2 de janeiro de 2026. O comunicado foi feito durante reunião com os integrantes da GCM.
Freitas Souza substituirá o GCM Marcelo Santos, que está à frente da corporação desde 2023. Durante sua gestão, destacaram-se ações como a revisão do plano de cargos e salários, o envio de equipes em missão humanitária ao Rio Grande do Sul durante as enchentes de 2024, a criação da Patrulha Maria da Penha, com veículo exclusivo, e o projeto do Regimento Interno, que se encontra em fase final de formatação.
O subcomando, atualmente ocupado pela GCM Bianca Michelle Oliveira, também passará por mudança. O nome do novo subcomandante ainda não foi anunciado.
Ao assumir o cargo, Freitas Souza será responsável por liderar e coordenar as atividades administrativas e operacionais da corporação, que atualmente conta com 125 integrantes. “Assumir o comando da Guarda Civil Municipal é uma grande responsabilidade e uma honra. Meu compromisso é fortalecer a GCM, com foco na valorização dos profissionais, na disciplina e na aproximação com a comunidade”, destacou o novo comandante.
Natural de Sobradinho (DF), Freitas mudou-se para Uberaba em 2019 após ser aprovado em concurso público para a Guarda Civil Municipal, ingressando na corporação em 2020.
Atualmente, cursa o 6º período de Direito na Fundação Presidente Antônio Carlos (Fupac). Durante sua trajetória, desempenhou funções como policiamento sentinela do acervo de armas da corporação, fiscalização de decretos durante a pandemia de Covid-19 e segurança no Gabinete do Poder Executivo. O novo comandante possui notas meritórias por serviços prestados e, antes de ingressar na GCM, atuava como supervisor de segurança em empresa privada, em Brasília.