
(Foto/Alfredo Neto//Divulgação)
O governador em exercício de Minas Gerais, Mateus Simões, prometeu a realização de um segundo mutirão para regularização fundiária urbana, para viabilizar as moradias da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas), em Uberaba. A data do evento ainda não foi definida.
Na tarde de sexta-feira (24), ele participou da entrega de títulos para 204 famílias no município. Simões destacou que a ação encerrou uma espera média de duas décadas pelo reconhecimento legal das propriedades. A ação foi viabilizada pela Cohab Minas.
E, conforme o governador em exercício, a iniciativa garante segurança jurídica, dignidade e estabilidade para cerca de 500 moradores da região, que agora passam a ter a escritura definitiva de suas casas.
Em Uberaba, foram beneficiadas famílias dos conjuntos habitacionais Margarida Rosa (78 títulos), Alfredo Freire (21) e Cássio Resende (5).
Durante o evento, também serão realizadas entregas para os municípios de Tapira (50 títulos) e Pratinha (50), totalizando 204 escrituras concedidas.
A entrega dos títulos integra a política de regularização fundiária urbana coordenada pelo governo de Minas, que tem como objetivo assegurar o direito à casa própria e fortalecer o desenvolvimento urbano em todas as regiões do estado.
Até dezembro de 2025, a previsão é de que sejam entregues 505 títulos de regularização de imóveis em Uberaba e região, garantindo que centenas de famílias finalmente tenham seus direitos de propriedade reconhecidos oficialmente.
As atividades de regularização fundiária urbana em Minas Gerais são executadas por meio do Minas Reurb, ação coordenada pela Sede-MG e realizada em parceria com a Cohab Minas, a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) e as prefeituras.
Desde 2019, mais de 242 mil pessoas foram beneficiadas com mais de 80 mil escrituras viabilizadas e emitidas. Desse total, 19 mil títulos já foram efetivamente entregues em 299 municípios.
Nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, o Minas Reurb já beneficiou mais de 23 mil mineiros, com mais de três mil documentos emitidos em 24 municípios.
“Hoje, entregamos títulos a famílias que esperaram muitos anos por essa regularização. Muitas famílias que já tinham quitado esses imóveis não tiveram a regularização dos mesmos, o que trazia insegurança a essas famílias. Eles ficaram privados da possibilidade de vender esses imóveis, se fosse necessário, deixar em herança ou mesmo de conseguir algum financiamento para melhoria habitacional. Então, ter essa regularização muda a vida dessas pessoas, devolve a dignidade a todas elas”, destacou Simões.
A prefeita Elisa Araújo (PSD) também destacou a importância do evento. “Foram famílias que tinham seus imóveis quitados, mas não tinham a regularização. Graças a essa parceria entre o município, através da Cohagra, com a Cohab Minas e o governo do Estado, conseguimos garantir os direitos desses cidadãos”, frisou.