Equipamentos foram adquiridos com recursos resultantes de Termo de Ajustamento de Conduta entre Codau e Ministério Público (Foto/Divulgação)
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Uberaba recebeu, nesta semana, novos equipamentos para operações de Controle de Distúrbios Civis (CDC), destinados a atender ocorrências relacionadas a tumultos, aglomerações e outras situações de desordem pública.
A aquisição foi possível graças a recursos provenientes de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O acordo definiu a aplicação do valor no reforço da estrutura da GCM.
O investimento totalizou R$24.480,00 e foi feito por meio de processo licitatório na modalidade de menor preço, vencido por uma empresa do estado de São Paulo. Entre os itens adquiridos estão dez escudos, 15 capacetes, 15 bastões, 15 joelheiras e 15 cotoveleiras.
Além desses materiais, a Guarda está finalizando a aquisição de munições de impacto controlado e de outros instrumentos de menor potencial ofensivo, também com recursos provenientes do TAC.
Assim que o kit completo for disponibilizado, os agentes da GCM passarão por capacitação específica para atuarem em ocorrências que exijam o uso desses equipamentos. O objetivo é garantir uma atuação técnica e segura no controle de situações que envolvam distúrbios civis.