O deputado estadual Heli Andrade (União) manifestou não ter pretensão de concorrer ao próximo pleito municipal em 2024. Em entrevista à Rádio JM, ele declarou que encerrará o atual mandato e o plano a partir do próximo ano será se dedicar a projetos sociais que ele apoia na cidade.
Questionado sobre o resultado das eleições, Heli posicionou que a estratégia de campanha não foi boa e, também, que faltaram recursos para uma divulgação melhor da candidatura. No entanto, o deputado ressaltou, ainda, que o grande número de candidatos locais também atrapalhou o projeto de reeleição. “Tínhamos quase 19 candidatos e, dentro do meu raio de ação, os meus eleitores se dividiram entre a candidata da prefeita [Maria Abadia Vieira], do Piau [José Renato Gomes] e do governador [postulantes do Novo]. É natural que a votação caísse um pouco aqui na cidade”, disse.
Além disso, o parlamentar afirmou que houve uma ação de secretários do Estado em cima de municípios que faziam parte da sua base eleitoral. De acordo com ele, os integrantes do primeiro escalão do governo mineiro percorreram cidades como Água Comprida e Perdizes para fazerem campanha para outros nomes, o que também interferiu na votação nas urnas. “O governo foi na véspera da eleição com candidato de Araxá lá. A minha vida foi sendo dificultada”, contestou.
Em 2018, Heli foi eleito com 75.920 votos em Minas Gerais, sendo 57.179 somente em Uberaba. Já este ano, o deputado conseguiu apenas um total de 21.687 votos no Estado, ou seja, praticamente 25% da quantidade anterior. Os votos uberabenses caíram no atual pleito para 10.546.