A cerimônia contou com a presença da prefeita Elisa Araújo (PSD), do líder do governo na Câmara Municipal, vereador Diego Fabiano (DC), representantes da UFTM e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), além de membros da comunidade (Foto/Divulgação)
O heliponto do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (11) e contou com um pouso de demonstração, do helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMG).
A construção, que faz parte de um novo prédio do HC, visa otimizar o atendimento de emergência e transporte de pacientes, especialmente aqueles em estado grave e para transporte de órgãos. A área total do heliponto é de 3.670,91 m², com uma área de pouso e decolagem de 12x12 metros, e o pavimento será de concreto.
A obra foi realizada pela Construtora Toubes, com um valor inicial de R$ 8.370.755,28.
Representante do Governo de Minas no evento de inauguração, o secretário de Estado de Educação, Igor Alvarenga Rojas, destacou a importância da parceira com a UFTM.
“A construção foi viabilizada por um convênio entre a UFTM e o Governo de Minas Gerais, com recursos destinados ao fomento da pesquisa nas universidades federais de Minas Gerais. Esse é um programa de R$ 300 milhões, para atender 11 universidades federais de nosso Estado”, destacou.
Em seu discurso, a reitora da UFTM, Marinalva Barbosa, destacou que o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais teve participação fundamental no projeto, com treinamento de equipes para o atendimento no heliponto e na integração com a equipe assistencial do hospital.
“O heliponto do HC/UFTM representa um avanço significativo na estrutura de atendimento hospitalar e de formação acadêmica da universidade, com potencial para salvar vidas e melhorar a qualidade do atendimento à população da região”, destacou Marinalva.
A cerimônia de inauguração contou com a presença da prefeita Elisa Araújo (PSD), do líder do governo na Câmara Municipal, vereador Diego Fabiano (DC), representantes da UFTM e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), além de membros da comunidade.
“O heliponto do HC/UFTM reforça a importância do hospital como referência regional em saúde, especialmente para o atendimento de alta complexidade e emergências”, disse Elisa Araújo.
A Unidade Professora Doutora Maria Cristina Silva (Heliponto) tem na parte térrea do prédio a extensão do pronto-socorro do HC-UFTM e conta com salas de acolhimento, assistência social e serviço de psicologia para o atendimento aos pacientes e seus familiares.
Nos demais andares, também serão instalados os Laboratórios de Análises Clínicas, Laboratórios de Anatomia Patológica e o Laboratório do Centro Colaborador.