MUDANÇAS

Maria Modesto será transformado em hospital geral com 25 leitos

A instituição vai abrir vagas para pacientes que precisam de internação de longa permanência, mas não deixará de atender os casos de psiquiatria

Marconi Lima
Publicado em 21/07/2025 às 13:44Atualizado em 21/07/2025 às 20:33
Compartilhar

O instituto Maria Cravo Modesto oferece, atualmente, internação integral para pacientes psiquiátricos, com indicação de hospitalização, por meio de convênio firmado com o SUS (Foto/PMU)

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, anunciou a transformação do Instituto Maria Modesto em hospital geral, com a abertura de 25 vagas para atendimento a pacientes de diversas especialidades.

Conforme o secretário, algumas adaptações serão realizadas para atender o reposicionamento daquela unidade de saúde, que permanecerá atendendo pacientes psiquiátricos. Baccheretti estima que o Estado destinará pelo menos R$120 mil mensais para custeio do novo hospital.

Ele garantiu que a transformação em hospital geral ajudará no financiamento de leitos psiquiátricos, que deverão acrescentar mais de R$1,5 milhão por ano na conta do instituto.

“É importante o reposicionamento desse hospital, para atender às demandas da região. Especialmente para tratar de pacientes que precisam de atendimento prolongado para a recuperação de traumas ou outros problemas de saúde. No Instituto Maria Cravo Modesto, esse paciente terá um atendimento multidisplinar, ajudando em sua recuperação. Vamos abrir novos leitos, resultado de um grande esforço do governo de Minas, com a Prefeitura de Uberaba e o instituto. A região vai ganhar um novo tipo de tratamento para esses pacientes”, destacou Baccheretti.

O instituto Maria Cravo Modesto oferece, atualmente, internação integral para pacientes psiquiátricos, com indicação de hospitalização, por meio de convênio firmado com o SUS. O serviço oferece cuidados para manejo de crises graves que impõem risco à vida do paciente e de outros, ou em situações refratárias ao suporte ambulatorial e que implicam em autonegligência extrema, secundária a um transtorno psiquiátrico grave descompensado.

As vagas no Instituto são solicitadas pelos Centros de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS-AD III) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), após avaliação do médico. O Complexo Regulador Municipal analisa o pedido e confirma a necessidade de encaminhamento ao Instituto. As admissões são feitas 24h por dia, todos os dias.

O diretor administrativo das unidades hospitalares da Sociedade Educacional Uberabense (SEU), Frederico Ramos, disse que a negociação com o Estado e o município já durava três anos. “Entendemos que seria necessário revocacionar o instituto Maria Modesto, como geral, e trazer novos serviços para atender às demandas referentes às políticas do Estado para hospitais. Então, solicitamos que, além de um hospital psiquiátrico, pudéssemos trazer uma unidade de internação de longa permanência para a reabilitação de pacientes. São aqueles casos de pessoas que passam por uma cirurgia neurológica, ou sofreram um AVC, tiveram politrauma e precisam de uma reabilitação hospitalar”, ressaltou Frederico.

Com essa nova opção, diz Frederico, o Mário Palmério Hospital Universitário terá liberados leitos de alta complexidade (antes ocupados por pacientes de internação de longa permanência), favorecendo também o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC/UFTM).

“Vamos ter mais leitos para atender pacientes de alta complexidade, e os pacientes que necessitam de internação de longa permanência terão uma recuperação adequada, dentro do Instituto Maria Modesto. E vamos conseguir mais recursos para o instituto”, esclareceu.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por