Nove urnas foram substituídas nesta manhã de votação em Uberaba, conforme o balanço parcial da Justiça Eleitoral. Uma urna precisou de ajustes, mas não foi necessária a troca, segundo o chefe do cartório eleitoral, Alexandre Petermann.
As urnas substituídas foram:
Zona Eleitora 276
- Seção 245 - Colégio Dr. José Ferreira - troca de Urna
- Seção 458 - Escola Estadual Quintiliano Jardim
Zona Eleitora 326
- Seção 333 - Uniube
- Seção 208 - Escola Estadual Henrique Kruger
Zona Eleitora 347
- Seção 207 - CEMEI Cláudia Aparecida
- Seção 162 - Escola Estadual Aurélio Luiz da Costa
O panorama é totalmente diferente do primeiro turno das eleições, quando mais de 40 urnas precisaram de substituição — uma diferença de 86%. Conforme explicou Petermann, a maioria das urnas substituídas era do modelo de 2013.
Ao todo, 977 urnas foram preparadas para a votação deste dia 27 de outubro, sendo que 866 aparelhos estão em uso nas seções eleitorais de Uberaba. Outras 111 urnas eletrônicas foram reservadas para eventuais substituições.
Neste sábado (26), uma urna de Uberaba foi enviada para a capital, Belo Horizonte, para passar pelo Teste de Integridade da Justiça Eleitoral. O equipamento, que seria utilizado na seção 100 da 326ª Zona Eleitoral, foi transportado por avião da Polícia Militar. Outras sete urnas, que seriam utilizadas na votação em BH, também foram selecionadas para o procedimento.