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Leilão da concessão da BR-262 no sentido a Campo Florido será em 6 de novembro

Marconi Lima
Publicado em 29/07/2025 às 22:10
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 (Foto/Divulgação)

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Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou o edital de concessão do sistema rodoviário BR-153/262/GO/MG, dando mais um passo para resolver o imbróglio da concessão anterior do trecho, ainda sob a gestão da Triunfo/Concebra. A chamada Rota Sertaneja interliga Uberaba à região de Goiânia e esta a Fronteira, na divisa de São Paulo.

No total, são três lotes a serem leiloados no próximo dia 6 de novembro. O primeiro, do trevo de Uberaba até Comendador Gomes, na BR-262; na BR-153/GO, de Hidrolândia até Itumbiara, na divisa com Minas Gerais, e na BR-153/MG, de Araporã até Fronteira, na divisa com São Paulo.

O edital prevê a concessão de 530,6 quilômetros de rodovias federais, com leilão marcado para a sede da B3, em São Paulo, com expectativa de ampla participação do setor privado. Empresas interessadas na concessão dos trechos devem apresentar suas propostas até o dia 3 de novembro. O proponente vitorioso terá até o dia 14 daquele mês para apresentar os documentos necessários.

Com mais de R$10 bilhões em investimentos, a nova modelagem prevê mais de 42 quilômetros de duplicação, 4km de contornos, 31,8km de faixas adicionais, mais de 4km de vias marginais, seis passarelas, 132 acessos, 146 pontos de ônibus, cinco passagens de fauna, entre outras melhorias.

A concessão prevê recuperação, manutenção, operação, monitoração, ampliação de capacidade e implantação de melhorias. Na prática, significa mais fluidez no tráfego, menor risco de acidentes e mais comodidade para motoristas e passageiros.

O projeto passou por um longo processo de construção, com estudos técnicos atualizados, participação social e revisão pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A modelagem, interrompida temporariamente em 2024 para avaliação de alternativas contratuais com a concessionária atual, foi retomada a pedido do Ministério dos Transportes e passa por melhorias significativas.

Desde então, a ANTT ajustou os documentos jurídicos e técnicos em conformidade com as determinações do TCU, modernizou cláusulas contratuais e seguiu rigorosamente as etapas legais para garantir a transparência e segurança jurídica do processo.

O investimento privado na Rota Sertaneja promete impulsionar o desenvolvimento econômico local, fomentar o agronegócio, encurtar distâncias e gerar empregos diretos e indiretos. O projeto está inserido no escopo da 5ª etapa do programa federal de concessões rodoviárias e integra as diretrizes do Ministério dos Transportes para aprimorar a malha viária nacional.

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