INTERCÂMBIO

Presidente de Moçambique deve vir a Uberaba, atraído pelo agronegócio

Marconi Lima
Publicado em 29/07/2025 às 22:20Atualizado em 29/07/2025 às 22:21
Compartilhar
Presidente da Câmara Brasil-África de Agricultura, Pecuária e Tecnologia, o uberabense Sinfrônio Júnior esteve com o presidente da República de Moçambique, Daniel Francisco Chapo (Foto/Divulgação)

Presidente da Câmara Brasil-África de Agricultura, Pecuária e Tecnologia, o uberabense Sinfrônio Júnior esteve com o presidente da República de Moçambique, Daniel Francisco Chapo (Foto/Divulgação)

Presidente da República de Moçambique, Daniel Francisco Chapo, recebeu em audiência o presidente da Câmara Brasil-África de Agricultura, Pecuária e Tecnologia, o uberabense Sinfrônio Júnior, para tratar de assuntos relacionados ao agronegócio e ao combate à fome.

De acordo com Sinfrônio, Daniel Chapo deve agendar visita ao Brasil, com passagem por Uberaba, para acompanhar o desenvolvimento do agropecuário na região do Triângulo Mineiro. Ainda segundo o presidente da Câmara Brasil-África de Agricultura, Pecuária e Tecnologia, o presidente moçambicano também deve cumprir agenda na Universidade do Agro.

A visita de Sinfrônio Júnior a Moçambique foi organizada pelo Consulado do Brasil, em Moçambique. O presidente da Câmara Brasil-África de Agricultura, Pecuária e Tecnologia também aproveitou a ida ao continente africano, para se reunir, na província de Nampula (Moçambique), com o Honorário do Brasil, Aiuba Cuereneia.

Em Moçambique, a agricultura se destaca pela sua contribuição na economia, com uma participação na ordem de ¼ do Produto Interno Bruto (PIB) total e com mais de 80% da força laboral centrada nesse setor, colocando a agricultura como a principal atividade econômica que garante a subsistência da população no meio rural.

A agricultura no país é praticada em 95% por agricultores familiares e em 5%, comercial, com exploração de menos de 10% da terra arável e menos de 3% irrigada, o que coloca a produção agrícola aquém do desejado. Após a independência, várias políticas orientadas à agricultura foram definidas, dentre as quais a estatização do setor privado como forma de alavancar o desenvolvimento rural e o cooperativismo, que também foi considerado o mecanismo estratégico de integração dos camponeses nos trabalhos coletivos de produção rural.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por