Apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) planejam movimentos em busca de votos para os respectivos candidatos na segunda etapa da corrida presidencial, no dia 30 de outubro. De acordo com o jornalista e integrante da Secretaria de Movimentos Populares do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Alberto Molinar, o grupo lulista planeja realizar ações nos conjuntos habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida”, implementado nos governos petista.
Grupo “Estratégia do PT” e Secretaria de Movimentos Populares do PT pretendem atrair mais eleitores para o candidato Lula no segundo turno da corrida presidencial. Entre as ações, estão panfletagens e mutirões em diversas localidades, especialmente nos conjuntos habitacionais “Minha Casa, Minha Vida”, substituído pelo Casa Verde e Amarela em agosto do ano passado. Ainda sem data definida, a expectativa é que o movimento seja deflagrado em breve, segundo Luiz Alberto.
Na reta final do primeiro turno, as organizações reuniam cerca de 50 militantes nas atividades. A expectativa é que o número se mantenha na nova etapa das eleições. Ao longo da corrida eleitoral, PT criou 25 “comitês populares de luta” em Uberaba.
Já o movimento em apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro planeja fazer trabalho por meio das mídias. “O principal agora é fazer um trabalho de base, buscar os votos das pessoas que não foram votar”, comenta Ricardo Teles, ativista político.
A presidente do Partido Liberal (PL) em Uberaba, Ellen Miziara, conta que nesta quarta-feira (5) já haverá reunião com algumas lideranças. “Vamos fazer carreata, passeata, lives. Mobilizar os indecisos”, finaliza.