O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve viajar aos Estados Unidos antes de sua posse para encontrar o presidente americano Joe Biden. A informação foi dada nesta quarta-feira (30) pelo ex-ministro Fernando Haddad, em Brasília. O encontro, segundo Haddad, deve acontecer em Washington, antes do Natal.
Além desta viagem, há ainda uma previsão de Lula ir à Argentina antes de sua posse. Haddad afirmou que a eleição de Lula causou um “choque de credibilidade” fora do país e que o futuro presidente tem muitos convites para conversar com grandes potências.
“Teve um choque de credibilidade com a eleição do Lula, está atraindo muita atenção de investidores estrangeiros, pude constatar isso na viagem ao Egito e em Portugal. O presidente [Lula] deve se reunir com presidente Biden ainda antes da posse nos Estados Unidos, muitos convites de grande potência para encontrá-lo ou se for possível conversar com ele via virtualmente. O presidente vai concluir o ano tendo conversado com as grandes potências do mundo e na melhor perspectiva para o Brasil", disse Haddad.
O ex-ministro foi perguntado se Lula poderia ir à China antes da posse. Haddad afirmou que há um convite, mas não sabe se haverá tempo hábil para a realização da viagem.
Fonte: OTEMPO