Ex-prefeito desaprova posicionamento da chefe do Executivo de que é possível apoiar dois candidatos a estadual e dois a federal, ao se referir aos postulantes de seu partido, o PSD, e aos do PL

Vice-presidente de Relações Institucionais da Cemig, Marcos Montes considera um equívoco se a prefeita apoiar nomes além dos integrantes de seu partido, o PSD (Foto/Arquivo)
Vice-presidente de Relações Institucionais da Cemig e uma das principais lideranças do PSD em Uberaba, Marcos Montes avaliou como equívoco caso a prefeita Elisa Araújo decida apoiar múltiplas candidaturas nas eleições para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e para o Congresso Nacional.
Segundo Montes, Elisa tem uma grande responsabilidade com o PSD, partido ao qual é filiada. Para o ex-prefeito, a legenda deve concentrar esforços para garantir que seus candidatos obtenham votos suficientes para se elegerem.
“A prefeita não precisa atrapalhar a candidatura de aliados de outros partidos, mas um dos grandes erros dos políticos é querer agradar a todos. É preciso ter uma linha clara na política para ser respeitado. Quando se apoia mais de uma candidatura para o mesmo cargo, perde-se o respeito”, afirmou.
Montes lembrou que Elisa já se posicionou sobre seu candidato à Assembleia Legislativa. “A prefeita precisa manter a postura que vem adotando. Vejo a Elisa como uma liderança madura. Ela já deixou claro que o candidato a deputado estadual é Ismar Marão (PSD), presidente da Câmara Municipal. Os vereadores do PL cumprem o papel deles ao buscar apoio. O que não pode é a prefeita abrir a guarda e apoiar mais de uma candidatura. Isso é um equívoco. Se decidir apoiar vários nomes, Uberaba corre o risco de não eleger ninguém”, ressaltou.
Recentemente, a prefeita Elisa Araújo (PSD) afirmou que Uberaba tem potencial para eleger até dois deputados estaduais e dois federais nas eleições de 2026. Segundo ela, seria possível apoiar duas candidaturas para a Assembleia Legislativa e duas para o Câmara dos Deputados, desde que haja alinhamento em torno de nomes considerados competitivos. Ela se referia ao seu líder na Câmara, vereador Cabo Diego Fabiano, e à vereadora Ellen Miziara, ambos do PL, e que formam dobradinha para o pleito de 2026.
Elisa confirmou que o PSD lançará chapa completa na disputa proporcional e destacou que o partido trabalha para apresentar candidatos com força eleitoral, tanto para a ALMG quanto para o Congresso Nacional. Ela citou o presidente da Câmara, vereador Ismar Marão (PSD), como o único pré-candidato apresentado até o momento para deputado estadual.
A prefeita também elogiou a vereadora Rochelle Gutierrez (PDT), que deverá se filiar ao PSD para disputar uma vaga na Câmara Federal. Elisa classificou Rochelle como “proativa, engajada e com credibilidade” e destacou a necessidade de Uberaba contar com representantes comprometidos com as pautas locais.