Após a repercussão da fala do Ministro da da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes (PSD), à Folha de São Paulo ser interpretada como um apoio ao governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o chefe da pasta reiterou que "[o novo Governo] pode dar certo caso faça o que o Bolsonaro fez pelo Agro".
Além de comandar o Mapa, Montes é apoiador do atual presidente e reitera que quem pensou que há um apoio ao governo que assumirá a partir de 2023, "leu apenas o título da matéria". Ainda segundo o ministro, Lula precisa dar maior segurança jurídica, apoio e respeito ao setor, o que não teria acontecido nos mandatos anteriores.
"Se ele fizer todas as ações que o Bolsonaro fez pelo Agro, resgatando o Agro e apoiando o Ministério da Agricultura, pode dar certo. Caso contrário, será um fracasso", afirma.
À Folha de São Paulo, Marcos Montes avaliou que, até o momento, os nomes que circularam dentro da possibilidade de assumirem o cargo são todos são "excelentes". Ao JM, Montes afirma que todos "são deputados amigos, que trabalharam na frente parlamentar do Agro” e por isso prefere não citar qual seria o melhor pretendente para assumir a chefia do Ministério.