(Foto/Divulgação)
Em entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM, Valdilene Rocha, secretária de Saúde, revelou que a decisão de não usar mais o “Mosquitão” devido a alertas emitidos por especialistas. “Quando a gente trabalha com o mascote, principalmente nas escolas, às vezes as crianças projetam a ideia de que ele é bom. Então, isso está saindo de prática, são outras visões que os pesquisadores têm, que nós seguimos esse entendimento”, afirma.
Embora o boneco tenha sido deixado de lado, as ações de conscientização seguem sendo aplicadas, especialmente em épocas de chuvas. De acordo com a secretária, o município intensificará iniciativas como mutirões, distribuição de panfletos e pitstops em semáforos, atividades realizadas pelas equipes de educação e saúde. "As ações já estão na programação da pasta, e agora nós vamos intensificar ainda mais, principalmente nesse período que estamos enfrentando”, destaca Valdilene.
Outro aspecto relevante no enfrentamento à dengue em Uberaba é o trabalho conjunto com o Código de Posturas municipal. A secretária ressaltou que a parceria tem sido fundamental para lidar com situações de acúmulo de lixo em imóveis denunciados pela população. “Temos muito sucesso em entrar nas casas junto com a Postura pra que a gente possa retirar, com todo cuidado, sem marginalizar ninguém, esse lixo”, explica.
Com essas medidas, a SMS espera envolver mais a comunidade no combate às doenças causadas pelo Aedes aegypti e reforçar a importância de eliminar os criadouros do mosquito, destacando que todos têm um papel essencial no enfrentamento desse problema de saúde pública. "Vejo que estas ações ainda são a melhor forma da gente tentar sensibilizar a população", conclui.