ESTREIA

Nova concessionária da BR-262 começa a atuar dia 14 de março

Contrato com ANTT e Ministério dos Transportes foi assinado ontem em Brasília e direção da empresa promete atuar na melhoria da rodovia assim que assumir

Gisele Barcelos
Publicado em 14/02/2025 às 22:28
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Evento de assinatura do contrato foi realizado ontem em Brasília e, no dia 14 de março, a nova empresa assume definitivamente a via (Foto/Jeff D’Avila/AESCOM ANTT)

Evento de assinatura do contrato foi realizado ontem em Brasília e, no dia 14 de março, a nova empresa assume definitivamente a via (Foto/Jeff D’Avila/AESCOM ANTT)

Com contrato assinado ontem em Brasília, nova concessionária deve assumir a partir de 14 de março o trecho da BR-262 entre Uberaba e Belo Horizonte. A recuperação do pavimento da rodovia e sinalização viária estão entre as prioridades do início da operação no próximo mês.

Em entrevista a veículo de imprensa em Brasília, o diretor-presidente do grupo Way-262, vencedor do leilão, Paulo Lopes, revelou que a tarifa de pedágio no trecho deverá ter um reajuste no início do próximo mês para a entrada em operação, mas não especificou o percentual que será aplicado. “Começo de março temos um aumento pequeno de tarifa. Em seguida, vamos iniciar os trabalhos todos de pavimentação e sinalização. Faremos obras e investimentos de acordo com o contrato para ter mais segurança na rodovia”, disse.

Ainda segundo o representante da concessionária, o trevo de Araxá e a região serrana em Luz serão prioridades das frentes de trabalho no início das operações. “São pontos críticos que vamos atuar no primeiro dia de operação”, acrescentou.

Questionado sobre a duplicação da BR-262, Lopes apenas reafirmou que a obrigação inicial do contrato é realizar a obra no segmento de 44,3 quilômetros entre Betim e Bom Despacho. Outros trechos terão a implantação de 168 quilômetros de terceiras faixas. “Isso vai trazer mais segurança e acabar com a sensação de trafegabilidade ruim. Vamos ter mais fluidez no trânsito com as terceiras faixas”, declarou.

O presidente da nova concessionária posicionou que outros trechos podem ser duplicados futuramente, mas depende do aumento na circulação. “Logicamente, no futuro, se tiver aumento expressivo no fluxo de veículos, as rodovias têm que ser duplicadas. É uma questão técnica”, manifestou sem citar o pleito de duplicação da pista entre Uberaba até a capital mineira.

Transição. Em relação ao recrutamento de pessoal, o dirigente da nova concessionária informou que todo o pessoal atualmente contratado pela Triunfo Concebra será absorvido. “O RH da nossa empresa tem trabalhado com o RH da Concebra e vamos absorver toda a mão de obra, inclusive dos guinchos, ambulâncias e da arrecadação de pedágio. São praticamente 300 pessoas que serão absorvidas para os nossos quadros”, acrescentou.

O investimento da concessionária será de R$8,5 bilhões no período de 30 anos, sendo R$4,4 bilhões em obras e serviços de infraestrutura e R$4,1 bilhões em atendimento aos usuários e operação da rodovia.

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