BOA NOTÍCIA

Novo poço supre o consumo de água de 15 bairros no entorno do Valim

Marconi Lima
Publicado em 15/07/2025 às 20:20
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Novo poço tubular profundo foi inaugurado nessa terça-feira (15) e passa a integrar o sistema de abastecimento, oferecendo melhor desempenho entre outros existentes. Agora são cinco poços em operação, que, juntos, entregam 20% a mais em produção de água para Uberaba.

O poço tem profundidade de quase 600 metros e busca água subterrânea do Aquífero Guarani. Com recursos da Codau e da Caixa Econômica Federal, por meio de financiamento do Finisa, os investimentos totais na perfuração e instalação dos dispositivos de bombeamento superam os R$8 milhões.

O equipamento deixa o CR-13, localizado no bairro Valim de Melo, autossuficiente para atender 15 bairros que atualmente compõem a sua área de influência. Entre eles estão o Valim de Melo, Chica Ferreira, Rio de Janeiro, Gameleiras, Jardim Itália e outros. Apenas no período da seca será preciso complementar o armazenamento do reservatório com a água enviada pela Estação de Tratamento de Água (ETA), pois o consumo tende a aumentar acima do normal em toda a cidade.

“Na maior parte do ano, o poço sozinho sustentará o consumo dos bairros ligados ao CR-13. Isso beneficiará o sistema de abastecimento como um todo, pois a água produzida na ETA será redirecionada para os outros Centros de Reservação de Uberaba”, explicou Rui Ramos, presidente da Codau. Durante a solenidade de inauguração, que contou com a presença dos vereadores Ripposati Filho e Varciel Borges, além de autoridades municipais e secretariado, o dirigente ressaltou que a Codau terá mais três poços profundos.

“São os de Ponte Alta, com entrega prevista para este semestre, e os poços do CR-15, localizado no Recreio dos Bandeirantes, e do CR-16, no Jardim Espanha, com licitação concluída em 2025 e perfuração planejada para 2026. Lembrando que já ampliamos a capacidade de reservação em 25%”, concluiu Rui Ramos.

A prefeita Elisa Araújo completou, afirmando que o município tem responsabilidade com o abastecimento. “Hoje é mais um passo para o enfrentamento da seca e da falta de água na nossa cidade e estamos nos preparando para ter o rio Grande como nova fonte de abastecimento”, enfatizou ela.

Os outros quatro poços em funcionamento estão localizados nos Centros de Reservação (CR) 6 (Olinda), 10 (Gameleiras), 11 (Uberaba 1) e 14 (Univerdecidade).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por