Novo presidente da Câmara Municipal de Uberaba já foi líder do executivo na casa (Foto/Reprodução)
Durante entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM, o presidente eleito da Câmara Municipal de Uberaba (CMU) para o biênio 2023/24, vereador Fernando Mendes (MDB), disse que pretende realizar sessões itinerantes do Legislativo.
De acordo com o parlamentar, a proposta é que sessões ordinárias sejam realizadas em espaços públicos, para ampliar a participação da população nos debates promovidos pela CMU. Uma possibilidade é promover as reuniões em escolas públicas municipais, para estimular o comparecimento de alunos e pais de alunos.
“Gostaria que cada cidadão uberabense também se sentisse um vereador. Que ele participasse dos processos de discussão da Câmara. É importante que nossa população conheça melhor o trabalho realizado pelo Legislativo, para que possa colaborar cada vez mais com sugestões para melhorarmos nossa cidade”, destacou Fernando Mendes.
No início dos anos 2000, algumas audiências públicas foram realizadas em diversos bairros de Uberaba. A prática foi abandonada ao longo dos anos, mas agora pode ser retomada com a Mesa Diretora que assumirá em janeiro de 2023.
A periodicidade da realização das sessões ainda não está definida. Segundo Mendes, as sessões podem ser realizadas mensalmente ou trimestralmente.
Outro ponto abordado durante a entrevista é a construção de uma outra sede para a Câmara Municipal. A intenção de Fernando Mendes é que o Legislativo possa abrigar em um mesmo espaço todos os departamentos da Casa, Plenário e os gabinetes dos vereadores. A atual sede, localizada na praça Rui Barbosa, no Centro, seria transformada em um museu.
“Uma opção é a construção da sede na área central. Até mesmo como parte de um projeto de revitalização do centro da cidade, para manter um órgão público nessa área da cidade”, frisou o vereador.
Sobre a possibilidade de deixar o MDB e mudar de legenda, pelo menos no momento, essa é uma hipótese descartada por Fernando Mendes.
“Estou muito à vontade no MDB. Após a minha escolha para a liderança do Governo, houve algum estremecimento, mas já conversei com o ex-prefeito Paulo Piau, o Fabiano Elias, ex-presidente do MDB, e tudo foi resolvido. E, para ocorrer uma mudança de partido, também teria que conversar com outros dois colegas de partido na Câmara, o Samuel Pereira e o Marcos Jammal. E quero dizer que conversei com eles quando do convite para a liderança do Governo, no que fui apoiado por eles para assumir essa função”, disse Fernando Mendes.
O vereador admitiu que ocorreram convites de outros partidos para que ele se filiasse, como do Solidariedade, porém, vai permanecer no MDB.