Transformação do aeroporto de Uberlândia em um terminal cargueiro deve sepultar o projeto do aeroporto internacional de cargas e passageiros do Triângulo Mineiro. O investimento na cidade vizinha foi confirmado ontem, em solenidade com a presença do ministro Silvio Costa Filho.
Segundo o anúncio, será construído, em outra área, um novo terminal para a aviação comercial em Uberlândia, e o prédio do atual aeroporto será transformado em um entreposto de cargas e de aviação executiva. O investimento total será de R$300 milhões.
Horas antes do anúncio em Uberlândia, o ministro foi questionado sobre a possibilidade de retomar a proposta referente ao aeroporto internacional do Triângulo Mineiro, mas apenas defendeu os projetos em andamento pela concessionária para ampliação dos terminais já existentes em Uberaba e Uberlândia.
De acordo com o ministro, foram recebidos vários projetos para operação aérea de cargas em Minas Gerais nos últimos 10 anos. Ele confirmou que a outorga para a implantação do aeroporto regional do Triângulo Mineiro segue válida, mas argumentou que o melhor caminho no momento é investir nos dois aeroportos já existentes. “A outorga está válida e estamos à disposição para ajudar no desenvolvimento do Estado, mas eu acho que a gente pode ampliar bem aqui nesse aeroporto”, disse.
O ministro ainda declarou que o terminal de Uberaba também pode ser transformado em polo regional de cargas futuramente. “Nesse momento, penso que o principal indutor do transporte de cargas naturalmente pode ser aqui no aeroporto gerido pela Aena. Essa primeira etapa que estamos avançando, e acho que é muito mais estratégico regionalmente a gente ampliar cada vez mais, aqui também o aeroporto de Uberaba, para ser um hub de cargas regional, não só para o agronegócio como também para o setor de serviços”, declarou.
As discussões em torno da implantação do aeroporto internacional de cargas e passageiros do Triângulo Mineiro começaram em 2014, durante o primeiro mandato do ex-prefeito Paulo Piau (MDB). A proposta seria a construção de uma nova estrutura entre Uberaba e Uberlândia, às margens da BR-050, com um condomínio industrial anexo.
A área foi declarada de utilidade pública para abrigar o novo terminal e o governo federal até concedeu outorga a Uberaba para a implantação do empreendimento, em novembro de 2017. Porém, após a troca de gestão em 2021, não houve avanços em relação ao projeto.