(Foto/Divulgação)
A chapa “Coragem e Ousadia para Mudar Uberaba”, liderada por Roberto Matos Nogueira Pitta, foi eleita para comandar o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT). Foram 158 filiados que participaram do processo.
O candidato único a presidente recebeu 82 votos. Também foram contabilizados 50 votos em branco e 25 votos nulos. A chapa completa, encabeçada por Roberto, obteve 71 votos, com 60 brancos e 27 nulos. Para a militante Odila Braga, que concorreria em chapa que teve a inscrição impugnada, os votos brancos e nulos foram um recado político que comanda o PT na cidade.
Para Odila, a chapa que foi impugnada mostrou força política junto ao eleitorado do PT. “Foi uma maneira de manifestar sobre os acontecimentos recentes. E, também, de continuar presente nas atividades políticas do partido. Não vamos ocupar um lugar institucional, mas não vamos nos afastar do partido”, ressaltou.
Segundo Odila, o grupo que foi excluído da eleição no PT continuará militando. “Faremos tudo para que o PT tenha presença real e política na cidade, o que não vinha tendo nos últimos 4 anos”, frisou.
Ela afirmou que o grupo estará unido na campanha pela reeleição do presidente Lula. “Temos consciência de que estaremos na campanha. Até porque, em 2022, foi este mesmo grupo que organizou e trabalhou pela campanha do presidente Lula na cidade. Temos militância de rua e temos responsabilidade. Não estar no comando do diretório não significa ausência política”, disse Odila.
A militante petista destacou que o seu grupo foi bem sucedido com a votação para a eleição estadual, com a candidata, deputada estadual Leninha, que obteve 91 votos. Ela foi eleita para comandar o partido em Minas.
“Para o diretório nacional, foram 65 votos para Rui Falcão. Não foi o mais votado, porém significa que marcamos presença fortemente”, avaliou Odila.
A reportagem do Jornal da Manhã fez contato com a direção do PT em Uberaba, mas não houve resposta até o fechamento desta edição.