A Câmara de Vereadores vai inaugurar na próxima sexta-feira (14) elevador para portadores de necessidades especiais. A obra demorou um ano para ficar pronta e faz parte do projeto de acessibilidade do Paço Municipal, apresentado ao Ministério Público e aprovado em 2007 pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba.
De acordo com a assessoria de comunicação da Câmara, o grande desafio era construir um elevador dentro do Paço sem descaracterizá-lo. O projeto contou com a colaboração da arquiteta Marianna Costa Matos, em conjunto com a arquiteta da Câmara, Roseane Dutra.
O engenheiro responsável pela obra, Nilson Perez, explicou que a demora na conclusão do elevador se deu porque o prédio não poderia ter de maneira alguma função estrutural, ou seja, nada poderia ser apoiado, além disso, tudo tinha que ser feito sem descaracterizar o local. “Esses fatores fizeram com que a obra tivesse esse atraso”, afirmou Perez.
O elevador, que irá atender principalmente pessoas com dificuldade de locomoção, suporta, aproximadamente, 1.500kg. Por ser hidráulico, mesmo com a queda de energia, não existe risco para os ocupantes. Segundo o engenheiro, esse tipo de elevador é o mais seguro do mundo. O horário da inauguração ainda não foi definido por conta da alteração no horário de funcionamento da casa, mas será divulgado através do site www.camarauberaba.mg.gov.br, TV Câmara e imprensa local.