Paço Municipal recebe às 16h de hoje a primeira placa do projeto Patrimônio Revelado, criado para identificar todos os bens tombados e inventariados do município. Iniciativa parte do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), em parceria com a Fundação Cultural.
A placa conterá o endereço, a modalidade de tutela pública (bem inventariado ou tombado), bem como a imagem artisticamente trabalhada do respectivo imóvel. O adorno a ser instalado em local visível não acarretará nenhuma despesa a seus proprietários.
Iniciado em maio deste ano, o Projeto Patrimônio Revelado identificou 206 bens, entre imóveis públicos, particulares e bens móveis. Entre os quais estão o prédio dos Correios, o da Faculdade de Medicina da UFTM, a estrutura antiga da Santa Casa de Misericórdia, o Mercado Municipal e, ainda, o relógio e obelisco da praça Dr. Jorge Frange.
O projeto contempla as ações de educação patrimonial em curso ao longo de 2010 e intensificadas em setembro, devido à realização do IV Encontro de Cidadania e Preservação do Patrimônio Cultural de Uberaba, agendada para a próxima terça-feira (28). O Encontro objetiva difundir o valor do patrimônio como referencial à memória coletiva.
A coordenadora da equipe técnica do Conphau, Juliana Melo, por meio de assessoria, disse considerar que esses bens conferem identidade e orientação à comunidade, inspirando valores ligados à pátria, à ética e à solidariedade.