Oferta gratuita de medicamentos contra hipertensão e diabetes ainda será analisada pela Administração municipal
Oferta gratuita de medicamentos contra hipertensão e diabetes, através do Programa Aqui Tem Farmácia Popular, anunciado quinta-feira (3) pela presidente Dilma Rousseff (PT), ainda será analisada pela Administração municipal.
Conforme informou o secretário de Saúde, Valdemar Hial, a pasta irá aguardar o comunicado oficial e a normatização do programa, pelo Ministério Saúde, para estudar como será feita esta distribuição pelo município.
O secretário lembra que hoje a Administração municipal atende aproximadamente 18 mil pacientes com diabetes e hipertensão através do programa Hiperdia, com entrega dos medicamentos em casa. No entanto, estes usuários passarão a ser atendidos via farmácia popular. “Vamos estudar como funcionará a distribuição dos remédios a partir da entrada em vigor da medida do Governo Federal”, esclarece.
Para o prefeito Anderson Adauto (PMDB), os gastos que eram feitos pela Administração com estes medicamentos - que a partir de agora, serão distribuídos gratuitamente - serão aplicados em outras áreas da Saúde.