(Foto/Divulgação)
Durante entrevista ao programa De Frente pra Notícia, da Rádio JM, a secretária municipal de Administração, Taciana Balduíno, informou que está em fase final a elaboração da licitação para contratar empresa especializada para preparar o plano de carreira de forma abrangente de todo o funcionalismo municipal.
“Estamos visando todas as carreiras do serviço público municipal que ficaram de fora dos planos de carreira aprovados em administrações anteriores”, frisou Taciana.
Criado em 2015, o plano vigente completou 10 anos. Foi aprovado na gestão do então prefeito Paulo Piau. À época, o estudo para elaboração do Plano de Carreira foi conduzido pela Secretaria de Administração, com acompanhamento da Secretaria de Fazenda e do Instituto dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (Ipserv) e acompanhamento do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU).
O plano reorganizou as carreiras, definiu atribuições por cargos e, na ocasião, corrigiu defasagens de salários dos servidores efetivos. O grupo de trabalho responsável pela elaboração da proposta foi liderado pela então diretora central de recursos humanos e modernização institucional da Secretaria de Administração, Sandra Barra, sob a supervisão do hoje vereador Marcos Jammal, que à época integrava o primeiro escalão do governo Piau.
No ano passado, durante entrevista à Rádio JM, o então secretário de Administração, Carlos Dalberto Júnior (hoje presidente da Funel), defendeu que empresa especializada elabore uma nova versão do plano dos Servidores.
Dalberto avaliou que, apesar de defasado em comparação com o índice da inflação, o plano traz impacto de 10% anualmente devido às progressões e promoções de carreira. Segundo ele, uma empresa especializada poderia apresentar propostas para evitar o achatamento dos salários ao longo dos anos.
Neste ano, a Prefeitura não concedeu reajuste salarial aos servidores, apesar das tentativas de reabrir negociações, por parte do SSMPU.