A Prefeitura Municipal de Uberaba vai pagar os salários dos servidores com atraso e não no quinto dia útil do mês, como de costume
A Prefeitura vai pagar os salários dos servidores com atraso e não no quinto dia útil do mês, como de costume. Anúncio foi feito ontem ao Sindicato da categoria, em reunião com os secretários de Administração (Rômulo Figueiredo) e Fazenda (Wellington Fontes), Chefia de Gabinete (Rodrigo Mateus) e Assessoria-Geral de Orçamento (Mauro Umberto Alves). O dinheiro, apesar de estar garantido em folha – R$ 9.495.040,96 – só será liberado no dia 11 (terça-feira).
Problemas técnicos, em razão do fechamento do exercício de 2010 e o início de um novo ano, são apontados como responsáveis pelo atraso no repasse dos vencimentos dos 7.798 trabalhadores da PMU. Segundo Fontes, a publicação das quotas orçamentárias ocorrerá somente no dia 7 de janeiro, aí então, será permitida a emissão de empenhos, inclusive no que se refere ao pagamento dos salários de dezembro.
A diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba lamentou o ocorrido, mas segundo seu tesoureiro, Ângelo Guilherme Rocha Borges, diante das explicações, a situação é compreensível. Convidada para a reunião, toda a diretoria do SSPMU marcou presença para ouvir o governo municipal. Luís Carlos dos Santos (presidente), Carlos Humberto Costa (diretor social), Acinério dos Santos Mendonça (1º secretário) e Aldo Cezar de Oliveira (diretor de esportes) fizeram coro à declaração do tesoureiro da entidade.
Em contrapartida, os sindicalistas conseguiram a garantia da equipe econômico-administrativa do governo de que o pagamento de janeiro será liberado até o dia 4 de fevereiro e, portanto, sem atraso. Além disso, eles foram informados de que o atraso neste mês não compromete em nada a liberação das demais folhas de pagamento do ano, que ocorrerão em dia.
Ainda de acordo com Ângelo Guilherme, o secretário de Administração anunciou que, já a partir do dia 15 de janeiro, o governo irá sentar-se à mesa com a diretoria do SSPMU para iniciar as negociações em torno da pauta de 2011. “Esperamos que a data-base seja antecipada para fevereiro, já que o prefeito Anderson Adauto (PMDB) tomou a iniciativa de informar que todas as negociações da pauta vão acontecer em janeiro”, reforça, acrescentando que “a expectativa é de que as negociações se traduzam em benefícios históricos para os servidores.”