Professores das escolas estaduais em greve há 16 dias letivos farão protesto na abertura oficial da ExpoZebu, amanhã.
A presidente do Sind-UTE, Sônia Regina Monte, informou à reportagem que as ações a serem feitas ainda estão em fase de planejamento pela direção do movimento. Garantiu, entretanto, ser a manifestação totalmente pacífica e sem agitação. “Queremos chamar atenção das autoridades para o descaso com a educação em Minas”, sinaliza a dirigente sindical. Entre as autoridades confirmadas estão o governador Antonio Anastasia (PSDB) e os pré-candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).
Sônia Monte confirma a presença de profissionais de outros municípios. Serão dois ônibus de Belo Horizonte e caravanas de Araguari e Uberlândia. Os profissionais de educação não aceitaram o reajuste salarial de 10% concedido há um mês pelo governo do Estado, optando pela greve. O segmento reivindica o piso nacional de R$ 1.312,85, contra os R$ 935 pagos a partir deste mês.
Mais uma vez, a ExpoZebu será palco de reivindicação salarial do magistério estadual. Em 1993, na gestão do então governador Hélio Garcia, os professores em greve cantaram o Hino Nacional de costas para o palanque oficial, em repúdio à atitude de não negociar com a categoria.