Os ansiosos pela abertura do concurso público da Prefeitura de Uberaba terão que esperar, pelo menos, sete meses para a realização das provas. Em entrevista à Rádio JM, nesta sexta-feira (5), a secretária de Administração, Eclair Gomes, confirmou que o processo deve ser feito somente em dezembro, ou em janeiro de 2024.
A perspectiva já havia sido revelada pela chefe da pasta, que relembrou a necessidade de revisão do plano de carreira do funcionalismo público para que o edital já esteja adequado à nova realidade da Administração Municipal. A previsão, conforme Eclair Gomes, é que as provas aconteçam no final do ano.
“Nós estamos trabalhando para que as provas aconteçam no final do ano. Que seja no último mês, em dezembro, mas esse ano. No mais tardar dos processos, em janeiro do ano que vem”, expôs a secretária.
Eclair Gomes salientou que a perspectiva é que a atualização do plano seja concluída em outubro. A secretária informou que uma comissão já foi instituída para os preparativos referentes ao concurso e deu início ao levantamento para identificar o número de vagas em cada setor da Prefeitura.
A preocupação do governo municipal é com o calendário eleitoral. Devido ao pleito, o calendário eleitoral impõe restrições para a contratação de servidores. Nesse contexto, a legislação estabelece que a contratação poderá ocorrer desde que a homologação do concurso público e a consequente nomeação dos aprovados sejam feitas até três meses anteriores à realização da votação. “Temos que estar com esse concurso homologado e pronto para chamamento, no máximo, em março ou abril do ano que vem”, esclareceu Eclair.