Hospital Regional José Alencar Gomes da Silva tem os fluxos, rotinas e processos técnicos e administrativos avaliados pela Organização Nacional de Acreditação. (Foto/Arquivo)
O Hospital Regional José Alencar passou por nova rodada de avaliação dos seus fluxos, rotinas e processos técnicos e administrativos, na quinta (6) e sexta-feira (7), com a visita de equipe representante da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O objetivo é manter a qualidade e segurança nos processos hospitalares.
“Nós somos acreditados pela ONA no nível 2. Ou seja, já passamos por uma acreditação nível 1, evoluímos para o 2 e isso significa que temos maturidade nos nossos processos e a nossa assistência é de qualidade e com segurança para os pacientes”, explica a coordenadora de Qualidade, Ana Antonieta Barcelos.
As visitas para manutenção do selo de “Hospital Acreditado”, como é definida a nomenclatura, ocorrem a cada 8 meses, sempre com presença de equipe externa à instituição avaliada. “Com os apontamentos que eles fazem, com os critérios que eles avaliam, nós treinamos os nossos colaboradores, capacitamos todos, adequamos nossos processos e avaliamos os riscos para atendermos nossos pacientes com mais qualidade e segurança”, reforça Ana Antonieta.
A coordenadora informou também, que tanto o time avaliador quanto os setores a serem avaliados são designados por avaliadores do Grupo IBES, instituição acreditadora independente vinculada à ONA (Organização Nacional de Acreditação), sem qualquer interferência do hospital avaliado.
O Hospital Regional José Alencar é uma das instituições de saúde da cidade sob a gestão da Sociedade Educacional Uberabense (SEU). Nesse processo de melhoria, os gestores trabalham no firme propósito de atingir a acreditação nível 3 da ONA e, mais adiante, até mesmo acreditação de nível internacional é almejada.
A secretária de Saúde, Valdilene Rocha, destaca a importância desse processo para a assistência à população: “A Secretaria Municipal de Saúde reafirma seu compromisso com a qualidade da assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde o início do processo licitatório já estabelecemos como critério que a instituição contratada tivesse experiência em gestão e histórico de implantação e implementação do processo de acreditação hospitalar, garantindo um serviço de excelência. Além disso, realizamos fiscalizações periódicas com equipe técnica para assegurar a eficiência desse atendimento. A certificação pela ONA não é apenas um selo, mas a confirmação de um trabalho contínuo para oferecer um atendimento seguro, humanizado e de alta qualidade para todos que precisam.”
Em setembro deste ano, o Hospital Regional vai completar 8 anos (foi inaugurado em setembro de 2017). Atualmente, é referência na Macrorregião do Triângulo Sul para atendimento de média complexidade nas especialidades de ortopedia, clínica médica adulto e pediátrico, cirurgia geral, pronto atendimento de traumas, referenciado, e pronto atendimento pediátrico porta aberta.