
Para entrar em operação no dia 10 de dezembro, profissionais que atuarão no Samu Regional foram convocados para realizarem os exames admissionais na próxima semana (Foto/Reprodução)
Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, inaugura na próxima semana duas bases, mas o Samu Regional do Triângulo Sul deve iniciar a operação somente no dia 10 de dezembro. Na segunda-feira (24), ele inaugura a base de Fronteira, onde também entrega uma UBS, e no mesmo dia, a base no município de Pirajuba. Essas unidades somente entrarão em operação em dezembro, quando toda a estrutura regional estiver funcionando.
Na próxima semana, o Consórcio Público Intermunicipal de Urgência e Emergência da Saúde da Rede da Macrorregião do Triângulo Sul (Cistrisul). chamará os profissionais selecionados para realização de exames admissionais e, a partir de 1º de dezembro, tem início o treinamento para a atuação no Samu Regional. O início de operação, acertada com o governo do Estado, está prevista para 10 de dezembro. A inauguração oficial ocorrerá em outra data, possivelmente, com a presença do governador Romeu Zema (Novo).
A base de regulação do Samu Regional será em Uberaba. As bases descentralizadas, localizadas nas cidades da macrorregião, serão controladas pela central instalada no município.
Quando houver uma chamada, seja em que cidade for, ela será atendida em Uberaba e a equipe de médicos responsáveis pela regulação é que vai decidir qual atendimento é prioritário e para onde o paciente será levado.
Em visita a Uberaba no mês de julho, o secretário Fábio Baccheretti garantiu que o Samu Regional estaria em operação em novembro deste ano. O convênio para a criação do Samu Regional foi assinado em 2023 pelo governador Romeu Zema (Novo) e por Baccheretti com o Cistrisul.
Na região, apenas Uberaba conta com o Samu, que funciona sob gestão municipal. No convênio assinado constava o valor de R$18.452.424,31 repassados pelo governo de Minas para o serviço atender 781.789 pessoas, que vivem nas 27 cidades que integram a macrorregião. Pelo convênio celebrado em 2023, o Samu Regional contará com 17 bases descentralizadas – alocadas de forma estratégica em 17 dos 27 municípios –, e uma Central de Regulação de Urgência, localizada em Uberaba.
Neste processo, foram adquiridas 24 ambulâncias, sendo 19 Unidades de Suporte Básico (USBs) e cinco Unidades de Suporte Avançado (USAs), justamente os dois tipos que compõem a estrutura móvel do Samu.