(Foto/Lauren Bischop)
Prefeitura de Uberaba, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, inicia nesta segunda-feira (5) o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2026. A força-tarefa, que se estende até sexta-feira (9), é a principal ferramenta do município para mapear os focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e planejar as ações de combate para o restante do ano.
Para a execução do levantamento, cerca de 150 agentes de endemias visitarão aproximadamente oito mil imóveis. A varredura será dividida em 18 regiões da área urbana, tecnicamente chamadas de estratos. “A ação é essencial para identificar os locais com maior índice de infestação. Com esses dados, podemos direcionar recursos e estratégias de maneira mais eficaz”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Luiza Mendonça Oliveira.
Os dados de 2025 revelam a sazonalidade e o perigo da doença na região. No ano passado, o índice de infestação atingiu alarmantes 8,1% em janeiro, reduzindo para 1,2% em agosto, mas voltando a subir para 3,5% em novembro, com a chegada do período chuvoso.
A urgência do levantamento é reforçada pelos números epidemiológicos. Segundo o Painel de Monitoramento do Ministério da Saúde, Uberaba encerrou o último ano com 6.461 casos confirmados e 19 mortes decorrentes da dengue. Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou um volume expressivo de 24.355 notificações.
A previsão é que o resultado detalhado deste primeiro LIRAa seja divulgado até o dia 16 de janeiro. A SMS reitera que, além do trabalho dos agentes, o combate aos criadouros dentro das residências é uma responsabilidade compartilhada com toda a população.