NECESSIDADE

Saúde retoma projeto para a implantação da telemedicina

Previsão da secretaria é publicar o edital para a contratação de empresa que fornecerá consultas remotas pelo SUS ainda em janeiro

Gisele Barcelos
Publicado em 06/01/2024 às 12:48
Compartilhar
Secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, diz que a telemedicina pode ser útil para a redução da fila eletrônica (Foto/Reprodução)

Secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, diz que a telemedicina pode ser útil para a redução da fila eletrônica (Foto/Reprodução)

Secretaria de Saúde retomou projeto para a implantação de telemedicina na rede municipal de Uberaba. Em entrevista à Rádio JM, a titular da pasta, Valdilene Rocha, informou que edital deve ser publicado ainda em janeiro para dar início à contratação de empresa que oferecerá as consultas remotas aos pacientes.

Para viabilizar o lançamento do processo licitatório destinado à contratação dos serviços de telemedicina, Valdilene salientou que já foi concluído o estudo técnico preliminar. Agora, a equipe está finalizando o termo de referência necessário para a formatação do edital.

De acordo com a secretária, a pandemia de Covid-19 mostrou que a telemedicina garantiu resultados para agilizar a prestação de serviços médicos. Por isso, a meta é oferecer as consultas remotas para suprir, principalmente, a demanda de atendimento com médicos especialistas e reduzir o tempo de espera de pacientes na fila eletrônica.

Segundo Valdilene, a implantação da telemedicina deve, inclusive, contribuir para minimizar o gargalo na área de neuropediatria, já que o contrato atual com o Hospital de Clínicas da UFTM não é suficiente para a demanda de toda a região.

O uso da telemedicina na rede municipal de Saúde vem sendo debatido desde o fim do governo Paulo Piau. Em dezembro de 2020, a Codiub chegou a abrir uma chamada pública para credenciar empresas para o fornecimento de aplicativo de celular que permita a marcação de consultas remotas nas principais áreas de atenção à saúde, como clínica geral, pediatria, ginecologia, obstetrícia, nutrição e enfermagem. O processo, entretanto, não avançou em meio à transição no governo municipal à época.

Posteriormente, a Codiub reabriu a chamada pública em 2022 e até credenciou quatro empresas especializadas em telemedicina para o fornecimento de aplicativo de celular que permita a marcação de consultas remotas para fornecer a tecnologia a Uberaba e demais municípios da região. Porém, não houve contratação do serviço desde então.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por