Secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, diz que a telemedicina pode ser útil para a redução da fila eletrônica (Foto/Reprodução)
Secretaria de Saúde retomou projeto para a implantação de telemedicina na rede municipal de Uberaba. Em entrevista à Rádio JM, a titular da pasta, Valdilene Rocha, informou que edital deve ser publicado ainda em janeiro para dar início à contratação de empresa que oferecerá as consultas remotas aos pacientes.
Para viabilizar o lançamento do processo licitatório destinado à contratação dos serviços de telemedicina, Valdilene salientou que já foi concluído o estudo técnico preliminar. Agora, a equipe está finalizando o termo de referência necessário para a formatação do edital.
De acordo com a secretária, a pandemia de Covid-19 mostrou que a telemedicina garantiu resultados para agilizar a prestação de serviços médicos. Por isso, a meta é oferecer as consultas remotas para suprir, principalmente, a demanda de atendimento com médicos especialistas e reduzir o tempo de espera de pacientes na fila eletrônica.
Segundo Valdilene, a implantação da telemedicina deve, inclusive, contribuir para minimizar o gargalo na área de neuropediatria, já que o contrato atual com o Hospital de Clínicas da UFTM não é suficiente para a demanda de toda a região.
O uso da telemedicina na rede municipal de Saúde vem sendo debatido desde o fim do governo Paulo Piau. Em dezembro de 2020, a Codiub chegou a abrir uma chamada pública para credenciar empresas para o fornecimento de aplicativo de celular que permita a marcação de consultas remotas nas principais áreas de atenção à saúde, como clínica geral, pediatria, ginecologia, obstetrícia, nutrição e enfermagem. O processo, entretanto, não avançou em meio à transição no governo municipal à época.
Posteriormente, a Codiub reabriu a chamada pública em 2022 e até credenciou quatro empresas especializadas em telemedicina para o fornecimento de aplicativo de celular que permita a marcação de consultas remotas para fornecer a tecnologia a Uberaba e demais municípios da região. Porém, não houve contratação do serviço desde então.