Apesar de acreditar que as ampliações dos terminais existentes em Uberaba e Uberlândia devem inviabilizar a proposta de construção de um aeroporto regional entre as duas cidades, a prefeita Elisa Araújo (PSD) posicionou que o governo local continua aberto para dar suporte a eventuais investidores interessados em concretizar o projeto.
Segundo a chefe do Executivo, o empreendimento deve ser encabeçado pela iniciativa privada e depende de uma análise do mercado local. “O aeroporto internacional de cargas e passageiros é um desejo de todos nós; o que precisa é alguém da iniciativa privada topar fazer esses investimentos. Assim que formos procurados, estaremos de portas abertas”, declarou.
Entretanto, a prefeita avaliou que os investimentos da concessionária para a ampliação dos aeroportos já existentes em Uberaba e Uberlândia não são favoráveis ao projeto referente à construção de um novo terminal entre as duas cidades. “Acredito que inviabiliza. Até porque a gente já vê modelos de hub em outros locais que realmente foram muito difíceis para se viabilizar, mas estamos de portas abertas. A iniciativa privada é que demanda”, posicionou.
Questionada, a chefe do Executivo declarou que o projeto do aeroporto internacional não está nos planos da empresa que assumiu os terminais de Uberaba e Uberlândia. “A concessão foi muito clara com o objeto dela e não prevê esse investimento”, salientou.
Para a prefeita, uma eventual mudança no posicionamento da empresa dependeria de uma mudança expressiva no cenário local. “A não ser que a Aena identifique por aqui um volume tão significativo, justificando o investimento [em um novo aeroporto]”, finalizou.
Em Uberaba, a concessionária investirá R$150 milhões para triplicar o tamanho do aeroporto local até junho de 2026. A obra prevê a ampliação do terminal de 1.500 metros quadrados para 4.300m², com novo espaço de saguão, criação de oito balcões de check-in, sala de embarque com dois portões, controle de segurança com raio-X em área de 170m² e, ainda, nova área de desembarque e retirada de bagagem.
Já em Uberlândia, serão injetados R$300 milhões para a construção de um novo terminal destinado à aviação comercial em outra área e o prédio do atual aeroporto será transformado em um entreposto de cargas, o que sepulta a proposta referente à criação do aeroporto do Triângulo Mineiro.